Como a publicidade deve se comportar em tempos difíceis?
As marcas precisam reforçar com seus consumidores que o que estão anunciando vai muito além de um produto ou serviço
As marcas precisam reforçar com seus consumidores que o que estão anunciando vai muito além de um produto ou serviço
14 de março de 2023 - 11h20
No Brasil, juros altos, inflação ainda preocupante e PIB estagnado. Lá fora, o mundo todo em ritmo de desaceleração — e nenhum setor deve ter um 2023 fácil. O instinto natural seria tirar o pé do acelerador. Pode até ser. Mas quando falamos de marketing, tem um ditado popular apropriado para os momentos de crise: “quando os tempos são bons, você faz propaganda. Quando os tempos estão ruins, você necessariamente precisa seguir fazendo propaganda”.
Reflexão que baseou também a palestra de Nancy Hill, CEO da agência americana Marcus Thomas LLC, no segundo dia de SXSW. O “crash do coronavírus” serviu como início da recessão que, de alguma forma, respinga em muitos setores até hoje. O mercado ainda segue incerto e volátil, mas a executiva trouxe estratégias importantes para as empresas se protegerem nesse cenário e se beneficiarem do momento de recuperação.
O foco principal seria manter — ou ainda aumentar — os orçamentos de publicidade. Nancy ouviu diversos CMOs antes de vir ao SXSW e compartilhou vários insights para o mercado. Entre os destaques, a evolução das marcas para desempenhar um papel mais significativo na vida dos consumidores. E aquelas que conquistaram esse relacionamento com os clientes permanecerão.
As marcas precisam reforçar com seus consumidores que o que estão anunciando vai muito além de um produto ou serviço. É preciso ser visto e lembrado, gerar valor e, principalmente, chamar a atenção, especialmente em uma época em que a nossa atenção está fragmentada entre tanta informação. Eis a chave, segundo Nancy, para oferecer valor no longo prazo. Ou, como diria outro ditado: “o investimento de hoje é o retorno do amanhã”.
E para 2023? A executiva recomenda tomar cuidado, mas seguir lidando com os desafios. E, em muitos casos, lidar com o cotidiano como se não houvesse crise alguma. Pode-se também aproveitar o período para resgatar pesquisas feitas anteriormente, construir uma agenda e realizar testes. Colocar no radar projetos menores, utilizando o tempo para se conectar com o público. Aproveitar os próprios canais e investir em projetos de segmentação. E ter sempre muita flexibilidade e preparo para pivotar — e muito — os negócios. Entender de fato o que agrega valor, ficar sempre por dentro das tendências emergentes e tomar decisões rapidamente.
Resumindo:
1.Comunique o valor da sua marca;
2.Siga investindo;
3.Abrace o novo;
4.Não seja pessimista;
5.Avalie novas formas de pensar sobre a sua marca;
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