SXSW, o melhor e mais completo evento do mundo
Variedade, qualidade e profundidade dos assuntos são algumas das características que, na minha opinião, fazem do SXSW de longe o melhor evento do nosso setor no mundo
Variedade, qualidade e profundidade dos assuntos são algumas das características que, na minha opinião, fazem do SXSW de longe o melhor evento do nosso setor no mundo
5 de março de 2024 - 18h17
Esse ano irei ao SXSW pela sétima vez. A primeira foi em 2015. Não tem nenhum evento no mundo ao qual eu já tenha ido tantas vezes e a razão é simples, para mim é o melhor. Mas o que torna o SXSW tão especial? Para além da experiência em Austin, uma cidade acolhedora, progressista, que vive o esporte, a música e o olhar acadêmico de maneira constante, o empreendedorismo, as revoluções tecnológicas e tudo mais, o evento em si tem caraterísticas que você não encontra em outros grandes eventos por aí, como o WebSummit, a DMEXCO ou o SouthSummit. No SXSW há uma variedade tão absurda de assuntos, organizados em trilhas de conteúdo e milhares (isso mesmo, milhares) de sessões que acontecem em dezenas de locais espalhados pela cidade, com centenas de salas para receber palestrantes, painelistas e assistentes.
Todos os anos, antes do evento, eu faço algumas pesquisas de macro temas que aparecem como palavras-chave nos nomes das sessões. Nunca eu havia encontrado tantos resultados para um único tema, como este ano encontrei para AI (inteligência artificial). Foram 100 resultados de eventos no SXSW 2024 com o termo AI no título. Tá, só que ao todo há 1.725 sessões só de conferências e 4.045 eventos no total durante todo o festival. Ou seja, mesmo o mais hypado dos assuntos do momento, que provavelmente domina a maior parte de qualquer evento do setor hoje em dia, apesar de ter ganho muita relevância no SXSW deste ano (que aliás já fala de AI há pelo menos 5 anos), continua representando menos de 6% das sessões de conferência do evento. Mudanças climáticas, design, creator economy, HealthTech, moda e beleza, futuro da comida, tranportes, evolução dos locais de trabalho, energia, engajamento cidadão, ética, psicodélicos, games, esportes são alguns dos outros variados temas do festival.
Outro aspecto que, para mim, é diferencial no SXSW é a profundidade das discussões. Todas as sessões são de uma hora, o que permite aos expositores criarem uma narrativa consistente e argumentativa, ao mesmo tempo que deixa espaço para perguntas e interações do público. Vejo muitos eventos hoje em dia com sessões super curtas, de 20 minutos ou menos, o que não gera nenhuma profundidade no tema exposto e traz bem pouco aprendizado aos assistentes. No SXSW, todos os anos aprendo coisas novas, que depois aplico no meu dia a dia durante todo o ano.
Finalmente, está a qualidade dos conteúdos e dos apresentadores. É normal, em todo evento, que haja conteúdos e expositores melhores e piores e também no SXSW acontece de você entrar em uma sessão ruim, mas na média, segundo a minha experiência, a qualidade no SXSW é bem superior à de outros eventos. Eu costumo assistir umas 15 sessões na semana lá em Austin e diria que pelo menos 1/3 são muito boas, 1/3 boas e 1/3 não tão boas.
Portanto, variedade, qualidade e profundidade dos assuntos são algumas das características que, na minha opinião, fazem do SXSW de longe o melhor evento do nosso setor no mundo. E a cada ano vou feliz da vida pra Austin, ansioso por curtir mais um festival, cheio de aprendizados e boas experiências.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo