Assinar

Vídeos

A face podcaster dos influencers

Influenciadores e podcasters Gabi Oliveira e Isabela Reis falam sobre o processo de migração de formato e analisam a evolução do mercado brasileiro


10 de agosto de 2023 - 19h22

Das telas das redes sociais para os microfones de podcast. O formato que viveu um verdadeiro boom nos últimos anos, principalmente, durante a pandemia da Covid-19. No ofício de podcaster, influenciadores investem na ampliação ou conquista de novas audiências e, de quebra, se aproveitam da liberdade para falarem sobre assuntos não tratados nas próprias redes sociais.

Líder em serviço de streaming de música, o Spotify contabiliza 500 milhões de ouvintes no mundo, sendo que 100 milhões consomem podcasts mensalmente. Diante da relevância e da evolução do formato, a empresa criou uma plataforma específica para criadores, que inclui recursos de interação, de música e vídeo.

Mesmo que a produção e o consumo continuem crescendo, a monetização ainda é um desafio para os criadores. Apesar do investimento em conteúdo, o formato dificilmente se tornaria a única ou principal fonte de renda para os podcasters. O motivo é simples: a maior parte das plataformas não monetiza por play.

No segundo episódio da quarta temporada da série Creators & Influencers, a influenciadora, youtuber e podcaster Gabi Oliveira explica o que motivou a criação do Afetos Podcast, e Isabela Reis, jornalista, influenciadora e podcaster, fala sobre as vantagens que o formato traz para os influencers inovarem seus conteúdos.

Além disso, Barbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores no Spotify para América Latina, conta como a plataforma apoia os influencers que decidem explorar o formato de podcast.