
Porta dos Fundos: o humor como porta para a criatividade
Barbara Duvivier, head de criação do hub de entretenimento, analisa como o gênero amplia possibilidades narrativas no audiovisual
Em 2012, o Porta dos Fundos nasceu do desejo de criar um humor que não era encontrado nos canais tradicionais. As redes sociais ofereceram a liberdade necessária para compartilhar com o público uma nova forma de comédia. Desde então, o grupo se consolidou como o maior hub de entretenimento do gênero na América Latina.
O canal no YouTube do Porta dos Fundos reúne quase 19 milhões de inscritos, e a linguagem criada rapidamente extrapolou a plataforma. A produtora já desenvolveu programas, filmes, séries, podcasts e conteúdo para marcas, em parcerias com empresas como Netflix, Globoplay, Deezer e GNT.
Em entrevista ao Meio & Mensagem, Barbara Duvivier, head de criação do Porta dos Fundos, destaca o humor como uma linguagem artística versátil, que permite improvisos, mudanças de roteiro e, muitas vezes, dá origem a novos produtos. Ela ressalta, ainda, como esse processo estimula a criatividade e amplia as possibilidades do gênero, que vai além da comédia: é também ferramenta de diálogo e reflexão sobre diferentes temas da sociedade.