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Como chamar a atenção do público em três segundos?

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Como chamar a atenção do público em três segundos?

Brendan Kane, autor de Hook Point: How to Stand Out in a 3-Second World, explica sua técnica para se destacar no mundo dos três segundos


4 de novembro de 2022 - 5h22

Quando o assunto é engajar o usuário em conteúdo em vídeo, muitos especialistas falam sobre como é preciso chamar a atenção do telespectador nos primeiros três segundos. No mesmo caminho, o autor Brendan Kane, autor de Hook Point: How to Stand Out in a 3-Second World, desenvolveu uma técnica para atrair e fidelizar a audiência. “É ciência, é sobre olhar para os dados”, diz. A fórmula dele se divide em três passos: capturar a atenção, reter a audiência e monetizar a atenção.

O primeiro, garante a atenção do usuário nos primeiros três segundos, para que o algoritmo entenda como um conteúdo interessante. O segundo, traz a necessitada de desenvolver uma história que segure o telespectador, sem ser clickbait. Já o terceiro, olha para a sustentabilidade da criação de conteúdo, para que o criador possa viver da comunicação digital. “Não é sobre vender tudo, mas tornar o negócio sustentável. É importante ter uma estratégia de monetização”, reforça.

O especialista orienta também que o criador estude as marcas e criadores que têm dado certo sob essa ótica, fazendo uma lista dos elementos e características do conteúdo para aprender a técnica.

Por que 3 segundos?

Questionado de onde vem a métrica de três segundos, Kane comenta que a teoria começou a ser levantada há mais ou menos oito anos, quando o Facebook começou a cobrar dos anunciantes por um segundo de visualização. Ele conta que os publicitários começaram a argumentar que o tempo era muito curto e não comprovava intenção de assistir.

Além disso, ele explica que na análise de dados, o algoritmo diferencia o alcance da retenção a partir dos três segundos, momento em que conta como view. “Se você não alcança essa marca, é porque as pessoas estão passando direto pelo seu conteúdo”, conta.

Como aumentar a audiência?

Kane defende também que os conteúdos não devem ser nichados, mesmo que seu mercado seja. “Você precisa gerar interesse até mesmo em quem não é seu público-alvo”, afirma.

Sua teoria quebra o público em seis tipos de interesses. Segundo ele, 30% do público se conecta pela emoção, 25% pela lógica, 20% por elementos de diversão, 10% pela segurança e confiabilidade, 10% refletem as informações antes de tomar a decisão e 5% agem de forma rápida, focados na ação.

“Ao construir histórias temos que pensar em como elas vão chegar na audiência e também em atingir o maior público possível. Muitas marcas deixariam de perdem milhões de dólares se mudassem só um pouco a comunicação”, afirma.

Com o olhar para o público, o especialista também compartilha a dica que segundo ele, aprendeu trabalhando junto a Taylor Swift. Kane comenta que os criadores precisam gerar conteúdo de forma íntima e pessoal, fazendo com que a audiência se sinta valorizada e parte da vida da pessoa, como um amigo. “Muito criadores se comunicam falando ‘Oi pessoal’, mas que pessoal? A rede social não é um estádio, onde o conteúdo é visto no coletivo, mas sim 1:1, entre o celular e a pessoa”, conclui.

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