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Opinião

5 dicas para instituições e profissionais do mercado financeiro

Como melhorar o impacto de campanhas e fazer com que investimentos com marketing realmente gerem resultados


29 de outubro de 2024 - 13h50

(Crédito: Shutterstock)

Nos últimos anos, profissionais de marketing do setor financeiro têm enfrentado uma pressão crescente para fazer mais com menos. Com um cenário competitivo em rápida evolução e consumidores mais exigentes, a busca por maximizar o retorno sobre os investimentos é constante.  

Trabalhando em uma empresa de tecnologia de meios de pagamento, acompanho de perto como iniciativas criativas e parcerias estratégicas podem ser o diferencial.  

Pensando nisso, aqui estão cinco recomendações que instituições financeiras e profissionais do mercado podem seguir com o objetivo de melhorar o impacto das campanhas e fazer com que que seus investimentos com marketing realmente gerem resultados. 

1. Pense em campanhas apoiadas em territórios 

Apoiar campanhas no território do esporte ou da música, por exemplo, é uma excelente maneira de fortalecer a construção de marca e aumentar o impacto das ações. No caso do esporte, essa estratégia destaca a importância de um planejamento alinhado, conectando os valores da empresa ao universo esportivo — um setor que atrai grandes públicos por seus atributos, como saúde, bem-estar e espírito competitivo.  

Quando empresas estabelecem parcerias estratégicas com grandes eventos globais, os resultados são positivos, uma vez que essas oportunidades proporcionam o cenário ideal para a criação de experiências únicas e campanhas de engajamento que deixam uma impressão perene em consumidores e clientes.  

Essas iniciativas não só podem promover o fortalecimento da marca, mas também aumentar a eficiência das campanhas promocionais, proporcionando uma conexão direta com os emissores e parceiros locais.

2. Construa parcerias estratégicas 

Além das promoções, parcerias estratégicas também são essenciais em um planejamento de marketing. A união de forças é bastante eficaz para proporcionar experiências exclusivas aos consumidores, como acesso a eventos de prestígio ou benefícios tangíveis, como descontos em serviços.  

Costumamos ver muitas ações envolvendo eventos esportivos ou shows musicais, que levam o público para lugares na primeira fileira ou camarotes especiais, tornando aquele momento memorável, criando conexões emocionais duradouras e fortalecendo a lealdade e a percepção de valor da marca. 

3. Incorpore elementos lúdicos e interação nas campanhas 

Uma forma inovadora de maximizar o retorno sobre o investimento é incluir elementos lúdicos e de interação nas campanhas. Essa abordagem pode ser usada ao estabelecer parcerias com marcas que tenham como público-alvo as gerações mais jovens, como crianças e Gen Z’s, criando campanhas interativas que envolvem universos populares, como personagens de animações e filmes.  

Na Visa, realizamos uma campanha nesse sentido, na qual os consumidores podiam escolher suas emoções favoritas e participar de uma experiência imersiva. Essa abordagem aumentou significativamente o engajamento e ampliou o alcance da ação. Ao incorporar o lúdico nas iniciativas, conseguimos nos conectar de maneira mais profunda e envolvente com nossos públicos de interesse. 

4. Potencialize o uso dos canais com narrativas conectadas 

Ampliar o uso de diferentes canais de comunicação é fundamental para fazer com que a mensagem certa atinja o público certo no momento certo. A adaptação das mensagens para cada canal, seja em redes sociais ou na mídia tradicional, é uma estratégia que maximiza o impacto das campanhas.  

Por exemplo, vídeos curtos de 15 segundos podem ser eficazes para determinados públicos, enquanto outros canais podem demandar conteúdos mais extensos e detalhados. Além disso, é essencial que cada canal reflita a diversidade do público, para que todos se sintam representados nas narrativas. 

5. Seja autêntico com seu cliente

Um dos principais pilares para o sucesso de qualquer campanha de marketing é conhecer o consumidor. Independentemente da força de uma parceria ou promoção, ela só será eficaz se estiver alinhada às necessidades e desejos do público-alvo.  

Diferentes segmentos podem demandar mensagens específicas, tornando essencial a personalização das abordagens com base em uma análise detalhada do comportamento do consumidor. Muitas empresas podem se beneficiar com o uso de ferramentas de CRM (customer relationship management) para segmentar e ajustar mensagens, fazendo com que cada interação seja relevante e impactante. 

Vale ressaltar a importância dos profissionais considerarem a granularidade do público, pois existe uma infinidade de subgrupos com dados específicos que refletem seus gostos, preferências, necessidades e desejos. 

Então, para que as campanhas realmente falem com seus públicos-alvo, é fundamental ser cada vez mais granular nas mensagens. A granularidade permite estabelecer conversas mais autênticas com os consumidores, evitando um tom excessivamente comercial nas ações de marketing. 

Ao construir parcerias sólidas, proporcionar experiências memoráveis, interação e adaptar as mensagens ao público e aos canais adequados, é possível alcançar e até superar as métricas estabelecidas no planejamento das campanhas. 

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