Assinar

Conexões globais, diversidade e inclusão: pontos altos do Rio Web Summit 2024

Buscar
Publicidade
Opinião

Conexões globais, diversidade e inclusão: pontos altos do Rio Web Summit 2024

Em atmosfera favorável para conexões e negociações, o festival consolida o Rio de Janeiro como um polo de inovação na América Latina e registra um avanço notável na diversidade


29 de abril de 2024 - 6h20

Participar do Rio Web Summit 2024 foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora. A segunda edição brasileira deste evento, ainda recente no calendário do nosso mercado, mostra um enorme potencial para movimentar os setores de tecnologia e inovação. Mais do que isso, o festival é um importante player no posicionamento do Rio de Janeiro como um polo de inovação na América Latina.

A edição deste ano marcou um crescimento expressivo em termos de participação e diversidade. Com um total de 34.397 participantes de 102 países, 500 palestrantes, 1.066 startups e 500 investidores parceiros, ficou claro que o evento não apenas cresceu em tamanho, mas também em impacto e relevância.

Foi uma satisfação perceber a inclusão no festival, com recordes na presença feminina e em startups lideradas por mulheres e pessoas negras. Estabelecendo um novo recorde global para o Web Summit, 45% das startups presentes foram fundadas por mulheres, um salto considerável dos 21% do ano anterior.

O ponto alto do Rio Web Summit 2024, que realmente fez a diferença para mim, foi a qualidade do networking. Os estandes e espaços dedicados a este fim proporcionaram uma atmosfera favorável para conexões profissionais e negociações.

Direct-to-follower marketplace

No Rio Web Summit 2024, tive o privilégio de subir ao palco para apresentar a Creators LLC Platform durante o painel “Navigating the Direct-to-Follower Marketplace”. Foi uma super oportunidade de compartilhar como nossa plataforma pode revolucionar o marketing de influência, oferecendo um sistema completo para gerenciar e medir campanhas de forma eficiente e transparente.

Nohoa Arcanjo em apresentação da Creators LLC Platform durante painel “Navigating the Direct-to-Follower Marketplace”, no Rio Web Summit 2024 (Crédito: Arquivo pessoal)

Nossa plataforma integra funcionalidades essenciais como gateway de pagamento, contratos inteligentes e um painel de controle que apresenta resultados em tempo real. Estes são baseados em métricas autenticadas por plataformas líderes no mercado, como YouTube, TikTok, Instagram, X e Pinterest, garantindo confiabilidade e precisão nas informações.

Durante o painel, resumidamente, falamos sobre como transformar engajamento em vendas. Discutimos o cenário atual dos criadores de conteúdo e como eles estão transformando a interação com seus seguidores, especialmente no contexto de vendas diretas. Exploramos como o engajamento pode ser convertido em vendas efetivas, uma mudança que está reformulando não apenas o marketing, mas também a distribuição de renda na indústria. Os criadores de conteúdo, com suas estratégias envolventes e a utilização de comércio ao vivo e programas de afiliados, estão no centro dessa transformação, influenciando novas maneiras de consumir e interagir com marcas.

“A realidade é que creators humanizam o modelo dos grandes marketplaces no mundo. A internet nos anos 2000 carregava a promessa de uma distribuição de renda mais ampla, mas isso não se concretizou. Agora, os criadores estão impulsionando essa mudança por meio de conteúdo envolvente, Live Commerce, infoprodutos e programas de afiliados. A revolução está apenas começando”, eu disse. Confira o talk completo abaixo.

Creators no Startup Island da KPMG

A nossa participação no Startup Island da KPMG, durante o Rio Web Summit 2024, foi um dos pontos altos do evento para a Creators LLC. Esta iniciativa nos permitiu apresentar nossas soluções inovadoras para um público global, e também estabelecer conexões valiosas com investidores e potenciais parceiros de negócios.

Estar entre as oito startups selecionadas para expor no Startup Island foi um verdadeiro reconhecimento da relevância da nossa plataforma no mercado de marketing de influência. Durante os três dias de evento, tivemos a oportunidade de participar de masterclasses, mesas redondas e acessar o Startup Lounge, um espaço dedicado ao networking e ao aprendizado contínuo.

Participação de Nohoa Arcanjo no Startup Island da KPMG, durante o Rio Web Summit 2024 (Crédito: Arquivo Pessoal)

Além disso, as ativações no evento incluíram apresentações específicas, horas de mentorias e reuniões estratégicas com investidores e clientes, o que ampliou significativamente nossa visibilidade e as oportunidades de crescimento. Foi inspirador estar cercado pela comunidade startup.

Seis startups escolhidas foram finalistas das últimas edições da competição Global Tech Innovator (SDW, Ecotrace, Unike, Tidewise e TraceFinanc e Krilltech, esta última vencedora da etapa global da premiação de 2021) e outras duas (Tera e Creators) fazem parte do programa Emerging Giants, da KPMG.

Palco principal na noite de abertura do Rio Web Summit 2024, no Riocentro, Rio de Janeiro (Crédito: Arquivo Pessoal)

Apesar dos desafios inerentes à organização de um festival dessa magnitude, essa edição do Rio Web Summit se adaptou muito bem às exigências de uma escala maior. A expansão do evento não só acomodou um número maior de participantes e startups, como também refletiu um esforço consciente em promover a diversidade e a inclusão dentro do nosso ecossistema de tecnologia e empreendedorismo. Ver esses valores sendo priorizados me enche de esperança — é um lembrete do nosso potencial para moldar e influenciar a indústria de maneira positiva.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria

  • Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços