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Opinião

Continuar. Parar. Começar

Por mais que sempre haja um milhão de demandas chamando a nossa atenção, queria propor tomarmos um tempo para refletir


19 de dezembro de 2024 - 12h06

(Crédito: Shutterstock)

Todo final de ano é a mesma coisa. Estou aqui pensando que chega o carnaval, mas não chega o natal. Misericórdia. Parece que ainda faltam meses pro ano terminar, de tantas coisas aqui na minha lista de tarefas.  

Mas a verdade é que não estou sozinha e sei que bastante gente está sentindo o mesmo no final de um ano intenso como esse. E há ainda o famoso Q5 pela frente. Conhece o Q5? Muito prazer, Q5 é o período pós-natal onde acontecem várias promoções e muitos varejistas ativam ações para buscar resultados num imaginário quinto trimestre do ano.  

Vamos respirar por alguns minutos.  

Por mais que sempre haja um milhão de demandas chamando a nossa atenção, queria propor tomarmos um tempo para refletir sobre a virada de ano, o planejamento de 2025 – especialmente sobre o que funcionou este ano que deve ser continuado, o que não funcionou e precisamos parar –, e aquilo que é preciso ser iniciado para endereçar novas demandas que vem por aí.  

Esse é um ótimo exercício para tirar boas lições de nossas alegrias e tristezas do ano. Vou compartilhar aqui o que tenho conversado com alguns dos meus parceiros nestas últimas semanas.  

Continuar

#1 Olhar para dentro e valorizar os talentos do seu time. O talento humano segue sendo fundamental como diferencial competitivo para criar e fazer crescer negócios de sucesso. Continuamos a fazer negócios entre pessoas e elas fazem uma baita diferença nos resultados. É sempre possível aprimorar seus talentos, encorpar seu conhecimento e trazer novas pessoas, sempre tendo em mente que o reconhecimento daqueles que estão caminhando com você é ouro hoje e sempre. 

#2 Nutrir sua estratégia de dados. Manter o trabalho de construção de uma base de dados de qualidade, considerando o quanto ela está completa, limpa e acionável pensando em estratégias de captura de mercado e aumento de valor do cliente. Esse é um trabalho contínuo e que deve ser aprimorado de acordo com tecnologias consolidadas e soluções emergentes.  

Parar

#1 Desapegar de hábitos antigos. O que nos trouxe aqui não necessariamente nos levará para o futuro. Quais são os velhos hábitos que precisamos desapegar no dia-a-dia na forma de fazer as coisas? O que testamos esse ano e já comprovamos que não funcionou? Esse exercício do desapego pode parecer difícil muitas vezes, mas ele é muito necessário para aparar arestas e deixar o caminho mais livre para atitudes que realmente importam e contribuam com a eficiência do trabalho. 

#2 Não olhar para sua audiência de forma estática. A tecnologia presente no marketing digital evoluiu de tal forma que hoje as ferramentas nos permitem encontrar audiências que nem imaginávamos para nossos produtos e serviços. Precisamos parar de definir nosso público-alvo daquela forma antiga, presa a características demográficas estáticas e passar a confiar mais no poder de descoberta que a tecnologia nos traz. 

Começar

#1 Integração com IA. A corrida pela integração de inteligência artificial como diferencial competitivo é real e presente para negócios de todas as verticais, porque toca a digitalização do negócio como um todo, não apenas vendas. Se pensarmos de uma forma sistêmica, os dados capturados no processo de compra e manutenção do cliente podem otimizar e fomentar todo o ciclo de inovação, desenvolvimento de produto, canais, distribuição, e criar inteligência para a otimização para vários fins. Somado a isso, a automação acelera processos e diminui fricção e custos, especialmente nas tarefas repetitivas e/ou de baixo valor agregado. Existem muitas ferramentas desenvolvidas com IA disponíveis para negócios de todos os tamanhos. Por onde você planeja começar? 

#2 Educação Contínua. Foi difícil entender algumas das coisas que escrevi aqui? Calma. Eu sou de humanas, te entendo. Um dos passos mais importantes no processo de transformação digital é mapear aquilo que você não sabe para poder começar a buscar o conhecimento e os parceiros necessários para apoiar você nessa próxima etapa dos negócios. Então, bora criar uma rotina de aprendizagem contínua! 

Vale dizer que não existe receita de bolo para essa reflexão de fim de ano, mas espero que essas ideias sejam úteis e que inspirem você e seu time para um 2025 ainda mais potente! 

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