5 iniciativas que impulsionam a carreira e o protagonismo das mulheres
Criados por lideranças femininas, projetos empoderam e combatem desigualdade de gênero em mercados-chave
5 iniciativas que impulsionam a carreira e o protagonismo das mulheres
BuscarCriados por lideranças femininas, projetos empoderam e combatem desigualdade de gênero em mercados-chave
25 de abril de 2022 - 13h55
A defesa da equidade de gênero no mercado de trabalho e em áreas historicamente dominadas por homens não deve ficar apenas no discurso: ela precisa de ações de impacto que buscam modificar uma realidade ainda tão injusta. O reconhecimento do potencial de crescimento e afirmação das mulheres em diversos segmentos é o que move importantes iniciativas criadas nos últimos anos para impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal delas.
Abaixo, listamos cinco projetos e negócios que procuram formar mulheres para almejar cargos mais relevantes e se reinventarem em suas carreiras, além de expandir seus conhecimentos e oportunidades em universos bastante masculinos, como investimentos financeiros e tecnologia da informação. Confira.
Conselheira101
Criado pelas executivas Jandaraci Araújo, Elisangela Almeida e Lisiane Lemos, o Conselheira 101 foi lançado em 2020 para ampliar a presença de mulheres negras em conselhos administrativos. Projeto sem fins lucrativos, ele convida executivas com qualificações necessárias para ocupar assentos em boards de empresas para integrar o programa, que inclui na sua grade conversas sobre governança e simulações de reuniões. As criadoras pensam, ainda, em criar um programa de mentoring para acompanhar a trajetória das participantes ao longo do tempo.
AngelUS
Com 30 anos de carreira no mundo corporativo, a executiva Claudia Colaferro, que já passou por multinacionais como Grupo Dentsu, Philips, Motorola, Coca-Cola, Unilever e Natura, decidiu compartilhar com outras mulheres o que aprendeu em sua trajetória e estimulá-las a almejar cargos relevantes. Foi assim que surgiu a plataforma AngelUs.
Inaugurado no Dia da Mulher de 2021, o projeto apoia iniciantes no mercado de trabalho, além daquelas que buscam melhores cargos e pretendem empreender. Do autoconhecimento à construção de um plano de crescimento com ações a serem realizadas em um ano, as participantes trocam conhecimentos com um time de mulheres de todas as idades que são referências em suas especialidades, chamadas guardians.
Badu Design
Criada pela administradora e designer Ariane Santos, a Badu Design é um negócio social que incentiva mulheres em situação de vulnerabilidade social a praticarem a economia circular. Com sede em Curitiba, hoje o projeto tem uma rede de 480 pessoas capacitadas para fabricar produtos como materiais de papelaria, bolsas e acessórios com resíduo têxtil de indústrias. Ao longo dos últimos anos, a iniciativa impactou cerca de 1,7 mil mulheres.
As Investidoras
Para tentar superar a falta de confiança de muitas mulheres para aprender sobre investimentos, uma área de forte presença masculina, a investidora Júlia Abi-Sâmara criou As Investidoras, uma empresa de educação financeira para que elas se sintam seguras para construir sua segurança, seu patrimônio e sua liberdade financeira. A iniciativa oferece materiais, palestras e aulas para empoderar as mulheres a tomarem as rédeas de suas finanças pessoais. O curso online, criado em 2021, já conta com mais de mil alunas.
Dupla
A plataforma Dupla foi criada por Miriam Koga, que aos 17 anos já colecionava 43 medalhas olímpicas científicas. Formada no Georgia Institute of Technology e ex-head de finanças e sócia da startup Tractian, a jovem de 21 anos decidiu criar seu negócio para ajudar profissionais de programação e ciência de dados a encontrarem vagas de tecnologia da informação, setor em que a presença feminina era de apenas 20% em 2019, segundo dados do IBGE. Apesar do pouco tempo, a Dupla já conta com diversas empresas parceiras que estão comprometidas em oferecer um ambiente saudável de trabalho para mulheres nas áreas de front-end, back-end, ciência de dados e engenharia de software.
Compartilhe
Veja também
Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma
Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços
Quais são as tendências de estratégia para 2025?
Lideranças femininas de agências, anunciantes e consultorias compartilham visões e expectativas para o próximo ano