Yves Saint Laurent Beauté lança programa “Abuso Não é Amor” junto ao Instituto AzMina

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Yves Saint Laurent Beauté lança programa “Abuso Não é Amor” junto ao Instituto AzMina

Por meio do aplicativo de acolhimento, denúncias e treinamentos online, a marca e a instituição querem alertar a população sobre os nove sinais de relacionamentos abusivos


13 de junho de 2023 - 19h04

Programa "Abuso Não É Amor" da Yves Saint Laurent Beauté em parceria com o Instituto AzMina (Crédito: Divulgação)

Programa “Abuso Não É Amor” da Yves Saint Laurent Beauté em parceria com o Instituto AzMina (Crédito: Divulgação)

A marca Yves Saint Laurent Beauté, em parceria com o Instituto AzMina, apresenta o programa global “Abuso Não é Amor”, que visa prevenir e ajudar a combater a violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI) em território brasileiro. Por meio de diversas ativações, desde mensagens de alerta em banheiros públicos, aplicativos de denúncias até treinamentos online, a marca e a instituição querem conscientizar as pessoas sobre os nove sinais de alerta de relacionamentos abusivos, com objetivo de impactar mais de 12 mil mulheres no país.

Para isso, lançaram o site oficial do programa no Brasil, que oferece treinamento online e recursos educacionais para sobreviventes de relacionamentos abusivos e aqueles que procuram se tornar aliados na luta. A ferramenta de treinamento ajuda as pessoas a entender a natureza multifacetada dos relacionamentos abusivos, os nove sinais e oferece orientações sobre como abandonar a situação ou ajudar um(a) amigo(a) a sair da situação de abuso.

Além disso, como parceiro oficial da YSL Beauté no Brasil, o Instituto AzMina disponibiliza um aplicativo de enfrentamento à violência doméstica, o PenhaS. Como parte da ação do “Abuso Não é Amor”, o aplicativo está sendo utilizado para compartilhar informações e um mapa com os serviços públicos de atendimento às sobreviventes de violência em todo o Brasil, assim como acolher e orientar, junto à equipe AzMina, pessoas de todo o país dispostas a ajudar mulheres em situação de violência. As usuárias podem escolher até cinco pessoas de sua confiança para serem acionadas em caso de urgência.

Violência contra mulheres

Segundo pesquisa da OMS, a violência por parceiro íntimo (VPI) continua sendo uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres. 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo sofrem VPI e/ou violência sexual pelo menos uma vez na vida. Para Sabrina Zanker, diretora da L’Oréal Luxo no Brasil, a conscientização e a educação ainda são os meios principais para mudar essa realidade. “Com o objetivo de alertar a população brasileira, no Dia dos Namorados, data em que tem um aumento de 20% de violência contra parceiro ou parceira, lançamos um programa que visa colocar mensagens de alerta em banheiros, pontos e terminais de ônibus, e outros 500 espaços no Rio de Janeiro e São Paulo sobre o que NÃO é amor. Quem se identificar com a mensagem, pode entrar em nosso site de treinamento ou buscar suporte direto pelo aplicativo “Penhas””.

Abuso não é amor

O programa “Abuso Não é Amor” foi lançado globalmente em 2020 com três parcerias com organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Este ano, o programa expandiu seu alcance para 25 países, sendo o Brasil um deles. Dessa forma, essas parcerias locais se concentram principalmente em oferecer sessões educativas sobre os nove principais sinais de VPI e conscientizar sobre como intervir quando um ente querido está num relacionamento abusivo. Até agora, mais de 500.000 pessoas foram beneficiadas pelas organizações parceiras ou líderes do projeto do grupo L’Oréal ao redor do mundo, com a meta de treinar 2 milhões de pessoas até 2030.

“Na Yves Saint Laurent Beauté, acreditamos firmemente no apoio à liberdade e à independência das mulheres. Ao aprender sobre a natureza do VPI e sobre como os sinais de abuso muitas vezes são escondidos à vista de todos, nossa marca está mais motivada do que nunca para continuar a expansão do programa, apoiando organizações sem fins lucrativos em todo o mundo”, explica Sabrina Zanker.

O lançamento da campanha de 2020 incluiu um vídeo de conscientização com a embaixadora da YSL Beauté, Zoë Kravitz. A artista é uma importante defensora da causa e que apoia o programa “Abuso Não é Amor” desde seu lançamento. Além disso, marca também lançou uma série de vídeos animados sobre os nove sinais de abuso, que foram compartilhados nas plataformas da YSL Beauté. Já no Brasil, a campanha conta com Marina Ruy Barbosa como principal voz para compartilhar casos de relacionamentos abusivos vividos por diversas mulheres. Em suas redes sociais, a atriz alertar as pessoas sobre os sinais.

9 sinais para identificar um relacionamento abusivo

1) Ignorar: quando o abusador usa a própria raiva como uma oportunidade para punir seus parceiros, ignorando-os propositalmente;

2) Chantagear: o abusador diz que vai abandonar a pessoa ou expor segredos se não fizer algo ou recusar algo;

3) Humilhar: o abusador insulta a parceira, fazendo-a se sentir mal;

4) Manipular: usa os sentimentos da parceira para que elas ajam de certa maneira;

5) Mostrar ciúmes excessivo: o abusador suspeita de tudo que o outro diz ou faz, além de querer atenção total;

6) Controlar: quando a pessoa controla tudo da vida da outra, como o que ela veste, o que faz, etc;

7) Intrusão: o abusador passa a se intrometer nas coisas pessoais do outro, como mensagens ou redes sociais;

8) Isolar: a pessoa abusadora isola o parceiro da família e amigos;

9) Intimidar: quando o abusador coloca medo na pessoa parceira e no que ela faz.

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