Assinar

Como Tupac ‘ressuscitou’ em festival americano

Buscar

Como Tupac ‘ressuscitou’ em festival americano

Buscar
Publicidade
Comunicação

Como Tupac ‘ressuscitou’ em festival americano

Projeção holográfica chamou atenção pelo grau de realismo e pela interação com o público do Coachella 2012; a iniciativa é a primeira de uma série


19 de abril de 2012 - 9h30

O assunto foi replicado com entusiasmo nas mídias sociais. O rapper americano Tupac Shakur, assassinado em 1996, “ressuscitou” graças a uma projeção holográfica no festival norte-americano de música Coachella, no domingo 15. Por cerca de cinco minutos, a criação gráfica do ídolo cantou e interagiu com o público – e, no final, desapareceu feito fumaça (conforme mostra o vídeo abaixo).

Chamaram atenção a qualidade da projeção – é possível perceber se tratar de algo digital, mas a qualidade está muito acima do que se produziu até então – e a bela maneira com que Tupac foi inserido no contexto do festival. Na ocasião, ele chegou a soltar uma frase para interagir com o público: “What the fuck is up, Coachella!” (algo como “O que está rolando, Coachella!”). 

Segundo Ed Ulbrich, diretor criativo da Digital Domain (uma das produtoras envolvidas na "ressuscitação" de Tupac), a dificuldade estava em produzir uma versão sintética, mas coerente com a vida e o estilo do rapper. Ele não só precisava cantar, como interagir com o público e com Snoop Dogg – cantor que, ao lado do produtor Dr. Dre, foi responsável pelo aspecto artístico da ação. “Precisávamos entregar algo autêntico”, resume Ulbrich.

Além da Digital Domain (efeitos especiais), as produtoras Geronimo e The Yard Entertainment assinam o revival de Tupac Shakur. Baseados em referências, fotos e informações sobre o músico, Dr. Dre e Snoop Dogg moldaram sua voz (a forma como isso foi feito não ficou clara, embora se saiba que eles trabalharam mais de um ano nisso) e as produtoras criaram sua representação holográfica.

Disponibilidade para as marcas
A iniciativa é a primeira de muitas ações envolvendo a nova tecnologia, de acordo com Ulbrich. “Essa foi uma amostra do que está por vir – e o que está por vir tornará a linha entre virtual e real completamente tênue”. Ele acrescenta que “a partir de agora a tecnologia se tornará mais acessível para anunciantes”.

Estaríamos diante de um novo momento, com campanhas estreladas por artistas célebres – mas postumamente? “Este é só o início”, promete Ulbrich, sobre a projeção do último final de semana.

Com informações de Advertising Age.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • “Aula de ganhar”: Abel Ferreira chama entregadores para o iFood

    “Aula de ganhar”: Abel Ferreira chama entregadores para o iFood

    Técnico do Palmeiras protagoniza nova campanha da plataforma, que pretende atrair mais parceiros para realizar entregas

  • Com Camila Pitanga e Diogo Nogueira, Petrobrás estreia campanha que valoriza brasilidade

    Com Camila Pitanga e Diogo Nogueira, Petrobrás estreia campanha que valoriza brasilidade

    Filme criado pela Propeg, que estreou no Jornal Nacional, da TV Globo, também destaca a importância de uma transição energética justa no Brasil