Comunicação

MAM São Paulo estreia campanha para Clube de Colecionadores

Iniciativa conta com 11 embaixadores de diferentes segmentos, com o objetivo de desmistificar o colecionismo

i 15 de outubro de 2025 - 6h54

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Astrid Fontanelle, Bárbara Paz e Gabi Prioli são embaixadoras da campanha (Créditos: Divulgação)

O MAM São Paulo estreia, neste mês de outubro, uma campanha para divulgar o Clube de Colecionadores, programa que completa 40 anos de atuação no País em 2026.

A campanha inédita traz um squad de 11 embaixadores e uma série de ativações nas redes sociais, reforçando o propósito do Clube de incentivar a produção artística e fomentar a difusão da arte brasileira.

Segundo Ane Tavares, coordenadora de comunicação e marketing no MAM São Paulo, o principal objetivo é ampliar o alcance do Clube, posicionando-o como uma iniciativa contemporânea e conectada às transformações culturais. A campanha também visa aproximar diferentes perfis de público, desde colecionadores experientes até pessoas interessadas a começar a colecionar.

“Há 40 anos, o colecionismo era um campo muito mais associado a especialistas e a um público tradicional. Hoje, com a expansão das redes sociais e das discussões sobre democratização da arte, falar sobre colecionar é também falar sobre identidade e diversidade”, explica a executiva.

Ane ainda acrescenta que o modo de comunicar arte também tornou-se mais plural e horizontal.

“A mediação deixou de ser apenas informativa para se tornar relacional. Nesse contexto, as ações de comunicação para o Clube de Colecionadores adotam uma narrativa mais aberta e inclusiva, que valoriza tanto o gesto de apoiar artistas e uma instituição cultural, quanto o prazer de conviver com a arte no cotidiano”.

Entre os embaixadores anunciados para representar essa nova fase na comunicação estão: a cantora Assucena; a jornalista Astrid Fontanelle; a atriz Bárbara Paz; o produtor cultural Facundo Guerra; a advogada Gabriela Prioli; a artista Giovanna Nader; a influenciadora Pamela Barja; o advogado Pedro Pacífico; o pesquisador Samuel da Paz; a artista Stela Yeashua e a escritora Stephanie Ribeiro.

A estratégia é traduzir a tradição colecionista em uma linguagem mais próxima das novas gerações, mostrando que o ato de colecionar arte pode ser acessível e transformador. A abordagem escolhida traz conteúdos digitais mais afetivos, que convidam o público a se ver como parte do Clube.

Os embaixadores irão compartilhar suas experiências e perspectivas sobre o Clube de Colecionadores nas redes sociais (Instagram, TikTok, Facebook, Youtube e LikedIn), ampliando o alcance da ação.

“Os embaixadores desempenham um papel essencial nesse processo: são vozes atuantes em diferentes campos: arte, música, moda, arquitetura, ativismo e cultura digital, pessoas que ajudam a conectar o MAM a novos territórios de diálogo”, conta Ane. “Buscamos reunir pessoas que não apenas têm relevância em suas áreas de atuação, mas que compartilham valores alinhados à missão do MAM: a defesa da arte brasileira, o compromisso com a inclusão e o diálogo com diferentes públicos”.

Nesta edição, o Clube de Colecionadores apresenta os trabalhos de Rosana Paulino, Regina Gomide Graz e Waltercio Caldas, com obras que dialogam entre gerações, linguagens e poéticas diversas.

A campanha é uma realização do MAM São Paulo com apoio da agência Pedra e responsabilidade social de Jeff Ares. A veiculação acontece até o primeiro semestre de 2026, quando o programa completa 40 anos.

“É um marco importante não apenas para o museu, mas para a história do colecionismo no Brasil. Esse aniversário nos inspira a olhar para o futuro com o mesmo espírito inovador que deu origem ao programa”, finaliza Ane Tavares.

Para além de incentivar o colecionismo, o Clube é um importante programa de recursos para o MAM, que contribui para a manutenção das exposições, ações educativas e atividades culturais.