Nokia e a maré negativa do amor na balada

Buscar

Nokia e a maré negativa do amor na balada

Buscar
Publicidade

Comunicação

Nokia e a maré negativa do amor na balada

Empresa é questionada por Conar e Procon por ação viral; multa do órgão de defesa do consumidor pode chegar a R$ 6,5 milhões


24 de julho de 2012 - 8h12

Se a intenção era gerar buzz ao redor de sua marca, a Nokia conseguiu. Primeiro, na última semana, ao revelar autoria pela ação “Perdi meu amor na balada”. Naquele momento, a marca via a campanha de lançamento do aparelho 808 Pureview como bem-sucedida (leia mais sobre a estratégia e assista aos vídeos aqui). Agora, uma semana depois, enfrenta a maré negativa da ação – e vem se negando a se pronunciar a respeito.

A Fundação de Proteção e Defesa de Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) considerou que a campanha, de autoria da agência parceira Na Jaca, infringe o artigo 36 de seu código, ao não deixar clara que se trata de conteúdo publicitário.

Em comunicado divulgado à imprensa, o Procon afirmou que “foi instaurado procedimento de investigação e, ao final, a empresa poderá ser autuada em multa que pode chegar a R$ 6,5 milhões".

Leia editorial de Regina Augusto sobre a campanha da Nokia

Na esteira de más notícias, o Conar, órgão de autorregulamentação do mercado publicitário, recebeu dez denúncias de consumidores insatisfeitos com a campanha. A alegação, a exemplo do questionamento feito pelo Procon, é de que o material não esclarece, desde o princípio, ser publicitário. O caso deve ser julgado em até 30 dias a contar da segunda-feira, 23, data de formalização do processo pelo Conar.

Em reunião realizada no início de julho, o órgão decidiu pela cassação de um filme  da Trident, veiculado em seu site como uma ação viral, justamente por não deixar clara sua natureza publicitária (leia mais sobre esta e outras decisões da mesma reunião aqui). Vale ressaltar, porém, que a decisão cabe aos conselheiros e ao relator envolvidos no caso – e que sua interpretação acerca do caso da Nokia pode ser diferente da tomada em relação ao filme da marca da Kraft Foods. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Accenture Song confirma aquisição da Soko, que se torna Droga5

    Accenture Song confirma aquisição da Soko, que se torna Droga5

    David Droga fala sobre aquisição da agência liderada por Felipe Simi (foto), que segue à frente da nova operação

  • Media.Monks assume conta da Pringles

    Media.Monks assume conta da Pringles

    A agência do grupo S4Capital será responsável pelas estratégias de comunicação nos meios digitais e offline da marca