Varejo de moda aposta em guide shops

Buscar
Publicidade

Marketing

Varejo de moda aposta em guide shops

Marcas como Amaro e Mindse7, da C&A, apostam em lojas físicas com compras online, unindo branding digital à experiência física


21 de dezembro de 2018 - 6h00

Crédito: divulgação

Melhorar a experiência de compra do e-commerce de moda é um desejo tão antigo quanto o setor em si. Entre as soluções, empresas têm experimentado realidade aumentada, luvas táteis e clubes de teste para produtos. Hoje, crescem as experiências com guide shops: lojas com totens de venda online em shoppings ou centros comerciais em contato com o público no mundo físico. Por meio deles, os clientes descobrem qual o tamanho ideal para seu corpo, sentem o tecido das peças e vivenciam a experiência da marca. Escolhidas as peças, paga-se online, recebe-se em casa.

No Brasil, uma expoente desse modelo é a Amaro. Nascida em 2012, hoje a marca conta com 16 espaços do gênero. A C&A também entrou nesse mercado com o lançamento da Mindse7, coleção comercializada exclusivamente online e com guide shops em São Paulo e no Rio. A Westwing, de decoração e produtos para casa, trabalha com esse modelo no Brasil desde 2014.

Focado no mercado masculino estadunidense, a Bonobos também trabalha com lojas do gênero. Após anos de atuação, obteve sucesso comercial e, em 2017, foi comprada pela Walmart por US$ 310 milhões. Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser um mercado em expansão, segundo consultores.

Figital
“Os guide shops são uma forma de trazer o ‘figital’ para o mercado, uma forma de unir as compras online e off-line para melhores resultados”, afirma Mariana Santiloni, expert de moda da WGSN, citando o termo que une “físico” a “digital”. “Sem dúvidas os guide shops ainda têm espaço de crescimento”, complementa.

No caso da Amaro, uma a cada quatro compras acontece dentro de guide shops. A marca disponibiliza cerca de 10 mil produtos entre roupas, acessórios, sapatos, lingerie e moda de praia. “Em 2015, fizemos o primeiro guide shop. Isso foi uma mudança muito importante para uma empresa que nasceu digital e é direct to consumer”, afirma Denise Door, head of brand marketing da Amaro. O objetivo da empresa é “continuar expandindo os guide shops. Elas são tanto um canal de venda quanto de branding”.

Outro canal que, além de PDV, gera awareness para a marca é o Instagram. Atualmente, sua conta possui cerca de 500 mil seguidores. Em março, a empresa foi a primeira marca de moda brasileira a testar o recurso Instagram Shopping, que permite ao usuário efetuar compras sem sair da plataforma. A Amaro também usa a plataforma para conversar com sua base de clientes, como ferramenta de pesquisa para a produção de novos produtos que serão comercializados em seus canais de venda.

Para Mariana, da WGSN, o sucesso da Amaro se deve à “sua enorme oferta de produtos, assertividade em timing e ótima comunicação em suas redes sociais com marketing de conteúdo“. A produção publicitária, entretanto, é realizada exclusivamente por sua equipe interna, sem contar com agências intermediadoras.

 

*Crédito da imagem no topo: divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira