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Comunicação

Budweiser e Africa pedem desculpas por polêmica envolvendo GP de Cannes

Case vencedor do Grand Prix de Audio & Radio foi questionado por argumento que destacava o não-pagamento de direitos autorais a artistas


26 de junho de 2025 - 17h32

Budweiser desculpas Grand Prix

Case da Budweiser, criado pela Africa Creative, conquistou Grand Prix na categoria Audio & Radio no Cannes Lions 2025 (Crédito: Reprodução)

Atualizada às 18h52

Nesta quinta-feira, 26, a Ambev pediu desculpas pela abordagem utilizada na defesa do case “One Second Ads”, vencedor do Grand Prix na categoria Audio & Radio no Cannes Lions, na semana passada.

Logo depois, a Africa Creative, agência responsável pelo trabalho, também divulgou um comunicado em que destaca o respeito pela música e também pede desculpas.

O trabalho convidava o público do TikTok a adivinhar músicas icônicas, de diversos artistas, tocadas em uma playlist. As canções, porém, tinham apenas 1 segundo de duração.

O insight considerou que, quando a pessoa é realmente fã de uma canção, basta ouvir apenas uma nota. A Budweiser e a marca  selecionaram seis canções de artistas e bandas que tocaram em festivais patrocinados pela Budweiser. A ideia era reforçar a conexão da marca de cerveja com a música, que é patrocinadora de diversos festivais e eventos no Brasil. Veja abaixo:


Além do Grand Prix na categoria Audio & Radio, a campanha “One Second Ads” também conquistou outros 5 Leões: 1 Ouro na mesma categoria, 2 Pratas (em Direct e Social & Creator) e 2 Bronzes (Media e Social & Creator).

Polêmica dos direitos autorais

Desde a semana passada, contudo, algumas postagens questionando a forma como a agência e anunciante lidaram com a questão dos direitos autorais na ação vêm circulando nas redes sociais.

Nas informações sobre o case, enviadas pela agência e anunciante ao festival, e que constam no site de premiações do Cannes Lions, Africa e Budweiser dão detalhes do alcance da campanha, que foi veiculada no TikTok em dezembro de 2024.

Entre as informações, as empresas celebram a repercussão e citam que, pelo uso de somente 1 segundo das canções, não foi necessário pagar por direitos autorais as artistas.

“Alcançamos mais de 68 milhões de impressões, tivemos 119% mais visualizações do que o benchmark e recebemos mais de 125 mil comentários. E como usamos apenas 1 segundo de cada música, não precisamos pagar pelos direitos musicais”, diz trecho da defesa do case, enviado aos jurados das categorias em que a peça foi inscrita.

Nesta quinta-feira, 26, a reportagem do Ad Age publicou que a Budweiser divulgou comunicado em que pede desculpas pela colocação a respeito dos direitos autorais.

A reportagem de Meio & Mensagem entrou em contato com a comunicação da marca no Brasil e obteve o posicionamento em que a empresa reforça seu respeito aos artistas e diz estar “trabalhando para resolver o tema”. Veja abaixo:

“Temos um profundo respeito pelos artistas musicais e escutamos a preocupação. Temos uma longa história de apoio e relação com artistas, festivais musicais e eventos. Sentimos muito e estamos trabalhando para resolver esse tema”.

A reportagem também entrou em contato com a Africa, agência responsável pelo case “One Second Ads”. A agência reforçou o comprometimento da marca com a indústria da música e também pediu desculpas pela abordagem.

“O objetivo dessa campanha era homenagear os super fãs que reconhecem músicas de seus ídolos em apenas um segundo. Desde a sua fundação, a Africa Creative mantém uma relação profunda com o universo do entretenimento, construída ao longo de anos com apoio e investimento consistentes a artistas, festivais e projetos culturais. Pedimos desculpa e estamos trabalhando para resolver a questão”, declarou a agência.

Durante o Cannes Lions, o case brasileiro foi muito elogiado pelo júri da categoria Audio & Radio. Xolisa Dyeshana, presidente do júri da categoria e CCO da agência independente Joe Public United, classificou a iniciativa como divertida, eficiente e um passo além do que a Budweiser apresentou em “Uninterrupt Ads” (peça que conquistou Leão de Ouro na edição de 2024 do Cannes Lions). “Não pensei que fossem conseguir fazer algo melhor do que aquilo. Eu e o júri estávamos em busca de um trabalho que nos fizesse sentir algo”, disse, durante a coletiva de prêmios realizada no último dia 16, durante o Festival.

Sobre o case, Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa Creative, disse, após a premiação em Cannes, que a missão da publicidade é a de contar o óbvio de maneira surpreendente. Nesse caso, a obviedade era a relação da Budweiser com a música. “O diferente é brincar com o comportamento do público nas redes sociais. E a plataforma do TikTok é a música”, afirmou.

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