Comunicação

Conspiração contrata equipe de não ficção

Quatro novos diretores chegam à casa para dar conta da demanda de projetos de publicidade em tom documental

i 16 de abril de 2012 - 11h04

De olho na crescente demanda pela linguagem documental em filmes publicitários, a Conspiração Filmes montou uma equipe de diretores com experiência nesta área – internamente chamada de nonfiction. “São projetos mais longos, que por vezes levam dois meses para ficar prontos. E o papel do documentarista é muito importante na definição da narrativa”, destaca Cristina Lopes, diretora executiva de publicidade.

Segundo ela, a meta é executar dez projetos deste tipo ao longo de 2012. Para tanto, contratou quatro diretores com experiência na área: Arthur Fontes, Daniel Lieff, Tocha Alves (foto) e o espanhol Fermin Cimadevilla – este permanece radicado em seu país e representado por outras produtoras na Europa. Cimadevilla conquistou sete Leões em Cannes em 2009 pela campanha “El pueblo donde nunca pasa nada”, que promovia o turismo num minúsculo vilarejo espanhol adotando linguagem documental num filme de menos de um minuto.

Com o olhar para a área de não ficção, a produtora comemora o aumento de sua participação no processo criativo dos projetos que executa. Em 2011, por exemplo, teve papel importante numa campanha institucional da Coca-Cola, ao ajudar a definir a melhor forma de contar – e os melhores personagens a serem usados – numa ação que mostrava como a marca ajudou a transformar a vida dessas pessoas, de diversos países da América Latina. 

wraps