Mercado lamenta perda e celebra legado de Roberto Duailibi
O “D” da agência DPZ morreu na última sexta-feira, 18, aos 89 anos, em São Paulo

Roberto Duailibi faleceu em São Paulo, aos 89 anos (Crédito: Reprodução)
Nas horas seguintes à notícia do falecimento de Roberto Duailibi, um dos maiores nomes da história da publicidade brasileira, foram diversas as manifestações de pesar, junto a recordações da importância e do legado do trabalho do publicitário, feitas por entidades da indústria, agências e profissionais que conviveram e trabalharam com o fundador da DPZ.

Morre Roberto Duailibi, o D da DPZ
Duailibi tinha 89 anos e era o único dos fundadores da icônica agência de publicidade ainda vivo. Frances Petit morreu em 2013 e José Zaragoza em 2017.
O velório e sepultamento de Duailibi aconteceram no sábado, 19, no cemitério do Morumbi, em São Paulo.
Durante todo o sábado, foram diversas as manifestações de carinho e lembranças sobre a importância que o “D” da DPZ deixou para a construção e solidez do mercado publicitário nacional.
Sua agência, a DPZ, disse em seu perfil no Instagram que “A publicidade brasileira perdeu um de seus pais” e que o publicitário “foi um pensador, um escritor brilhante, um criador de cultura, um construtor de marcas”. Veja abaixo:
A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) relembrou que Duailibi foi presidente da entidade por dois mandatos (1984-1987 e 1993-1995), deixando sua marca na história da associação:
O Publicis Groupe no Brasil, grupo ao qual a DPZ passou a pertencer desde 2011, quando a agência foi adquirida, reverenciou “seu legado de criatividade, generosidade e ética, que segue vivo em tudo o que a agência faz”. Veja:
A Associação Brasileira de Produtoras de Obras Audiovisuais (Apro) prestou condolências aos familiares e amigos e lembrou que, em 2023, o publicitário participou do podcast “Back to the Future”, do Whext. Veja:
O Cenp, Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário, relembrou a trajetória de Duailibi e as campanhas memoráveis criadas pela DPZ. “Sua visão segue inspirando um mercado que ajudou a construir com talento, ética e inteligência.” Veja o post:
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) também homenageou o publicitário e empresário, destacando que ele não “foi apenas um nome na publicidade brasileira; ele foi um verdadeiro mestre, uma lenda que moldou a indústria com sua visão inovadora”:
A agência Galeria celebrou Duailibi com destaque para as palavras sabedoria, respeito, elegância e generosidade:
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou em seu site oficial sobre o falecimento do publicitário. “Apoiador de primeira hora da autorregulamentação publicitária, Dualibi escreveu diversos livros, foi professor e diretor de cursos da atual ESPM de São Paulo e presidente, por três gestões, da Abap: comandou a entidade por dois mandatos seguidos, de 1984 a 1987, e voltou à presidência na gestão 1993 a 1995. Em 2015, Duailibi foi o primeiro publicitário eleito para uma cadeira na Academia Paulista de Letras”, relembrou a entidade.