Mudança em categorias e inscrições: o que se sabe do Cannes Lions 2024
Festival inicia o prazo para a inscrição dos trabalhos no próximo dia 18; categoria Mobile deixa de existir e Luxury & Lifestyle é incluída na premiação
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Meio & Mensagem
11 de janeiro de 2024 - 6h00
O principal encontro da indústria criativa global, o Cannes Lions, acontece só em junho, mas começa a movimentar o mercado publicitário já bem antes. Neste ano, as inscrições para o evento começam no próximo dia 18, abrindo as possibilidades para agências e anunciantes inscreverem suas campanhas e cases.
Para o festival deste ano, que acontecerá de 17 a 21 de junho na Riviera Francesa, a organização do Cannes Lions promoveu algumas novidades na área de premiação. A ideia, segundo o Festival, é acompanhar os movimentos da indústria e garantir mais espaço à celebração de ideias criativas.
Uma das principais novidades, que já haviam sido antecipadas pela organização ainda no ano passado, é a criação da categoria Luxury & Lifestyle Lions.
A ideia é contemplar os trabalhos criativos feitos por marcas do segmento de luxo, reconhecendo “comunicações e soluções de marca que impulsionam o desempenho empresarial e a fidelidade à marca”, conforme descreve a organização.
Com a penetração dos dispositivos móveis e smartphones nas atividades cotidianas de praticamente todas as pessoas, a organização concluiu que não fazia mais sentido ter uma única área para premiar os trabalhos feitos para mobile. Por isso, a partir deste ano, a categoria Mobile Lions deixa de existir.
A organização reforça que a criatividade e execução de trabalhos publicitários feitos para mídias móveis continuarão sendo reconhecidas em todas as categorias. Porém, sem a existência de um pilar voltado essencialmente a esse tipo de meio.
A organização do Festival também comunicou que a categoria Innovation, dedicada à ideias que propõem soluções disruptivas para marcas e projetos, contemplem trabalhos voltados aos temas de inovação ambiental, social e financeira.
Nessa categoria, os trabalhos inscritos devem fazer uso de tecnologia ou alguma forma de inovação para resolver problemas.
Outra mudança feita na área de premiação parece sutil, mas representa um olhar à transformação do consumo de mídia e conteúdo. A categoria Radio & Audio passa, a partir deste ano, a se chamar Audio & Radio, com a proposta de contemplar a variedade de plataformas e formatos digitais de áudio que vêm sendo utilizados para as marcas.
Em Social & Influencer, o festival afirma ter ampliado o espaço dado aos creators, que são personagens fundamentais desse tipo de comunicação.
Na categoria PR Lions, para valorizar as agências e profissionais do segmento, a organização só permitira que agências de PR, sejam eles independentes ou de rede, inscrevam trabalhos na subcategoria “Excellence em PR Craft”.
Outra novidade anunciada pelo festival foi a inclusão de uma subcategoria de humor, nas seções de Cultura e Contexto, ao longo de todas as categorias, para celebrar os trabalhos que tenham o riso e a diversão como elemento central.
Segundo a organização, os trabalhos dessa subcategoria devem usar humor ou sátira para criar conexões memoráveis e provocar riso na audiência.
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