Como os consumidores veem a presença de pessoas LGBT+ em campanhas?
Pesquisa realizada pela Teads alerta para estagnação em relação à pauta de diversidade e inclusão na comunicação

Estudo da Teads avalia relação dos consumidores com a diversidade em campanha (Crédito: Svet / shutterstock)
A Teads desenvolveu um estudo com objetivo de avaliar o progresso da sociedade brasileira em relação a diversidade LGBTQIAP+ na comunicação das marcas. Em sua segunda edição, o estudo revelou uma estagnação em relação ao assunto.
Para 33% dos brasileiros, campanhas que mostram pessoas da comunidade LGBTQIAP+ ajudam a mudar atitudes e preconceitos.
No entanto, apesar de 40% das pessoas considerarem o tema importante, 20% acreditam que não é relevante que as marcas promovam diversidade e inclusão da causa em seus negócios.
Ainda sobre a representatividade nas peças publicitárias, 20% das pessoas ouvidas pela Teads acreditam que a maioria das marcas praticam rainbow washing. Em outras palavras, colocariam a bandeira da equidade gênero e inclusão de diversidade sexual em suas comunicações apenas para demonstrar apoio à comunidade.
Sobre o volume de ações de comunicação e campanhas que contemplem diversidade sexual e de gênero, apenas 25% dos respondentes disseram que vêem frequentemente campanhas diversas. Apesar de ainda baixo, esse número é superior ao da edição da mesma pesquisa em 2022, quando 16% dos entrevistados afirmaram ver, com frequência, inclusão de diversidade em campanhas.
Ainda, o estudo da Teads mostrou que há muito preconceito em torno do assunto: 37% dos entrevistados se sentem incomodados com a publicidade que exibe pessoas LGBTQIAP+.