Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton
Fotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista
Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton
BuscarRelembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton
BuscarFotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista
Meio & Mensagem
14 de janeiro de 2025 - 16h22
Oliviero Toscani, fotógrafo italiano nascido em Milão, morreu na segunda-feira, 13, aos 82 anos (Crédito: Divulgação)
Morreu na segunda-feira, 13, o fotógrafo italiano Oliviero Toscani, aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital na Cecina, comuna na região da Toscana, desde sexta-feira, 10, em decorrência de uma amiloidose, condição incurável em que há acúmulo de proteína no corpo.
Oliviero se notabilizou ao aproximar os universos da moda, da arte e da publicidade por meio das campanhas que criou para a United Colors of Benetton. Através de suas fotografias, a marca italiana endossou posicionamentos progressistas a respeito de questões como sexo, racismo, guerra e pena de morte.
Ele começou a trabalhar na empresa em 1982 e lá ficou até 2000. Retornou à casa como diretor criativo em 2017, mas foi demitido em 2020, depois de ter feito um comentário sobre a queda de uma ponte na Itália, que matou mais de 40 pessoas. “Quem liga se a ponte caiu?”, disse, em uma entrevista de rádio. Ele pediu desculpas, mas a parceria com a marca se encerrou.
Ao New York Times, em 1995, Oliviero disse que a “as agências faturam milhões ao repetirem as mesmas coisas. Tentamos ir por outro caminho”. Já ao The Times, declarou, em 1991, que a “publicidade é o meio mais rico e poderoso que existe. Então sinto-me responsável por fazer mais do que dizer ‘nosso suéter é bonito'”.
Relembre algumas das imagens mais icônicas de Oliviero para a Benetton:
“HIV Positive”, de 1993 (Crédito: Divulgação/Benetton)
“Blanket”, de 1990 (Crédito: Divulgação/Benetton)
“Breastfeeding”, de 1989 (Crédito: Divulgação/Benetton)
“Horses”, de 1996 (Crédito: Divulgação/Benetton)
“Hearts”, de 1996 (Crédito: Divulgação/Benetton)
“Globes”, de 1986 (Crédito: Divulgação/Benetton)
“Priest and Nun” (Padre e Freira), de 1991 (Crédito: Divulgação/Benetton)
Compartilhe
Veja também
Odebrecht resgata origens e promove rebranding
Marca abandona a sigla OEC e evidência nome completo em projeto realizado pela área de comunicação da própria empresa
Após deixar AKQA, Ajaz Ahmed abre nova agência independente
Studio.One é a nova investida do ex-CEO da AKQA Group, que deixou a companhia, pertencente ao WPP, em outubro de 2024