Comunicação

VML realiza demissões na América do Norte

Agência do WPP justifica cortes com mudanças nas necessidades dos clientes, mas segue contratando em áreas de crescimento

i 10 de outubro de 2025 - 10h29

*Por Ewan Larkin e Brian Bonilla, do Ad Age

A VML demitiu quase 100 funcionários na América do Norte, o que representa menos de 1% da equipe regional da agência do WPP.

VML demissões

Apesar de cortes, a VML segue contratando em funções específicas para apoiar determinadas áreas de crescimento (Crédito: Lee Charlie/Shutterstock)

“Como resultado das mudanças nas necessidades dos nossos clientes, hoje reduzimos menos de 1% do quadro de funcionários na América do Norte. É sempre difícil tomar essas decisões, mas era necessário fornecer as habilidades certas para todos os nossos compromissos comerciais”, afirma a VML em comunicado.

A nota aponta, ainda, a necessidade de alinhamento de equipes e de gestão de negócios para garantir a transformação e agilidade em meio à evolução tecnológica e dinâmica do mercado. Apesar disso, a VML continua contratando em funções específicas para apoiar determinadas áreas de crescimento.

Os cortes são os mais recentes de uma série de demissões que atingiram agências este ano. A Ogilvy, empresa irmã da VML, demitiu cerca de 700 funcionários, quase 5% de sua força de trabalho global, em junho. Na época, a agência afirmou que a medida fazia parte dos esforços para otimizar as operações globais e “integrar ainda mais” o WPP Open, a plataforma de IA do WPP.

Demissões também são esperadas em meio à fusão entre o IPG e o Omnicom, acordo que deve criar a maior holding de publicidade do mundo. No início deste ano, a IPG Mediabrands cortou pouco mais de 100 pessoas em seu quadro funcional.

De acordo com o relatório anual do WPP no final de 2024, a VML tinha 26 mil funcionários em todo o mundo — uma queda de 7,1% em relação aos 28 mil do ano anterior.

No ano passado, a agência representou cerca de um quarto do total global declarado pelo WPP, de 108.044 funcionários. O número geral de colaboradores da holding em todo o mundo caiu em 6.129 postos (5,4%) em relação ao final de 2023.

Na América do Norte, o WPP contava com uma média de 22.474 funcionários em 2024, uma redução de 1.088 vagas, ou 4,6%, em comparação com o ano anterior.