Effie Index: WPP, McCann, Unilever e Coca-Cola são destaques

Buscar

Comunicação

Publicidade

Effie Index: WPP, McCann, Unilever e Coca-Cola são destaques

Décima edição do ranking elenca holdings, redes, agências, anunciantes e marcas que mais se sobressaíram por meio de resultados mensuráveis de marketing

Isabella Lessa
15 de junho de 2020 - 6h00

Neste ano, todas as premiações do Effie foram transferidas para o ambiente online, afirma Traci Alford, CEO e presidente do Effie Worldwide (Crédito: Denise Tadei)

Resultado de dados coletados entre janeiro e dezembro de 2019, a décima edição do Effie Index traz os players da indústria que mais apresentaram eficácia por meio de seus esforços de marketing.

Neste ano, são destaque, em suas respectivas categorias, as seguintes companhias: WPP (holding), McCann Worldgroup (rede de agências), FP7 McCann Dubai (agência), Banda (agência independente), Unilever (anunciante) e Coca-Cola (marca).

Traci Alford, CEO e presidente do Effie (Crédito: Divulgação)

De acordo com Traci Alford, presidente e CEO do Effie Worldwide, o fator eficácia ganha ainda mais relevância neste contexto de crise. Neste ano, cerimônias e julgamentos – além da global, há as versões nacionais e regionais – do Effie acontecerão no ambiente online. “Embora pareça que tudo mudou sob nossos pés, nossos trabalhos como profissionais, fundamentalmente, não mudaram. Devemos ser respeitosos com a audiência, cuidadosos em nossas decisões e flexíveis em nossas ações para manter ou expandir nossos negócios, ao mesmo tempo que apoiamos nossas comunidades”, afirma a executiva.

Os programas educacionais do Effie Worldwide, que incluem o Effie Academy Bootcamp e o Learning Lessons, também realizarão suas primeiras sessões virtuais nos próximos meses.

Para compor o Effie Index 2020, foram analisados 4 mil finalistas e vencedores das premiações globais, regionais e 46 competições promovidas pela organização entre janeiro e dezembro de 2019. Confira os cinco primeiros de cada ranking:

Anunciantes mais eficazes
1º) Unilever
2º) The Coca-Cola Company
3º) Nestlé
4º) AB InBev
5º) PepsiCo

Marcas mais eficazes
1º) Coca-Cola
2º) McDonald’s
3º) KFC
4º) Vodafone
5º) Ikea

Holdings mais eficazes
1º) WPP
2º) Omnicom
3º) IPG
4º) Publicis Groupe
5º) Dentsu

Redes de agência mais eficazes
1º) McCann Worldgroup
2º) Ogilvy
3º) BBDO Worldwide
4º) DDB Worldwide
5º) TBWA\Wordwide

Agências mais eficazes
1º) FP7 McCann Dubai
2º) Ogilvy Mumbai
3º) McCann Worldgroup Nova Délhi
4º) Sancho BBDO
5º) Banda e DDB Colômbia (empate)

Agências independentes mais eficazes
1º) Banda
2º) Dejavu
3º) The Womb Communications
4º) Don Buenos Aires
5º) Zavalita Brand Building

Rankings Regionais
América do Norte
Procter & Gamble (anunciante)
McDonald’s (marca)
WPP (holding)
Ogilvy (rede)
Droga5 New York (agência)
Rethink, de Vancouver e Terri & Sandy, de Nova York (empate – agências independentes)

Ásia-Pacífico
Unilever (anunciante)
KFC (marca)
WPP (holding)
Ogilvy (rede)
Ogilvy Mumbai (agência)
The Womb Communications de Mumbai (agência independente)

Europa
PepsiCo (anunciante)
Vodafone (marca)
WPP (holding)
McCann Worldgroup (rede)
Banda, de Kiev (agência e agência independente)

América Latina
AB InBev (anunciante)
Coca-Cola (marca)
Omnicom (holding)
BBDO Worldwide (rede)
Sancho BBDO, de Bogotá (agência)
Don Buenos Aires (agência independente)

África e Oriente Médio
Unilever (anunciante)
Saudi Telecom Company (marca)
Interpublic Group (holding)
McCann Worldgroup (rede)
FP7 McCann Dubai (agência)
Dejavu, de Dubai (agência independente)

*Crédito da imagem no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe