Comunicação

No ritmo das demais holdings, IPG cresce no trimestre

Após resultados negativos de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, grupo projeta aumento de 5% a 6% no faturamento neste ano

i 29 de abril de 2021 - 6h00

(Crédito: Reprodução)


Do Advertising Age

O Interpublic Group (IPG) projetou nesta quarta-feira, 38, um crescimento orgânica entre 5% e 6% neste ano, em um sinal de que a indústria global das agências de publicidade inicia uma recuperação após a pandemia da Covid-19. A holding, cujas redes incluem McCann, FCB, Mediabrands, Deutsch e R/GA, reportou um crescimento de 1,9% na receita liquida no primeiro trimestre de 2021.

A projeção do grupo é baseada na percepção de que haverá uma contínua estabilização da saúde pública e recuperação global da economia, na visão de Phillippe Krakowsky, CEO do Interpublic Group.

Tanto o WPP, que também reportou seus resultados nesta semana, e o Publicis Groupe, que divulgou seu balanço no início de abril, apresentaram um crescimento orgânico nos três primeiros meses do ano. Embora o Omnicom também tenha reportado melhorias, a holding ainda apresentou um desempenho negativo na receita no primeiro trimestre de 2021, mas tem a expectativa de retomar o crescimento no segundo trimestre.

Apesar dos resultados positivos do Interpublic, o CEO da holding pediu cautela em relação ao futuro. “Claro, nosso primeiro trimeste é geralmente o período de menor faturamento e a aior parte do ano ainda virá pela frente. Também reconhecemos que um grau maior de incerteza nos negócios é parte da realidade de todas as companhias, o que se traduz em algo mais desafiador para todo o ano. Como resultado, estamos mais próximos das nossas pessoas e de nossos clientes, pedindo às nossas equipes atualizações financeiras constantes e continuando a administrar as despesas de forma cautelosa”, declarou Krakowsky.

Os números do primeiro trimestre da holding representam uma grande melhora em relação aos do quarto trimestre de 2020, no qual o Interpublic registrou um declínio de 5,4% em seu faturamento. A holding recebeu um forte impulso dos mercados internacionais, registrando crescimento em várias regiões que, juntas, garantiram uma expansão orgânica de 6,3%. A chief financial officer (CFO) do IPG, Ellen Johnson, disse que houve um notável crescimento em comparação com o quarto trimestre do ano passado.

Durante a teleconferência de apresentação de resultados, a CFO disse que o mercado dos Estados Unidos, que respondeu por 65% do total do faturamento do grupo no trimestre, teve uma queda de 20 pontos nos resultados, o que pode ser atribuído, segundo ela, “a contínua pressão sobre os setores de eventos e esportes, algo que vem acontecendo ao longo de toda a pandemia”.

“Temos vimos um otimismo cauteloso por parte dos clientes e o tom dos negócios tem se firmado nos últimos meses. Reaberturas, estímulos fiscais e programas de vacinação em nassa em nossos maiores mercados estão proporcionando um aumento tangível na atividade econômica e na demanda por marketing”, disse Krakowsky.