Quase metade dos clientes de bancos querem o digital

Buscar

Quase metade dos clientes de bancos querem o digital

Buscar
Publicidade

Marketing

Quase metade dos clientes de bancos querem o digital

Estudo da CVA Solutions com a Integration e Metodologia analisa comportamento dos consumidores


13 de fevereiro de 2017 - 13h36

Os bancos que não possuem mais agências têm tudo para crescer no mercado. O índice de rejeição é de apenas 17%, e os serviços bancários pela internet já são utilizados por mais de 70% dos clientes, enquanto que 45% dos clientes de bancos tradicionais gostariam de mudar para instituições digitais.

Os dados são de um estudo da Integration e Metodologia, em parceria com a CVA Solutions, que apontou os hábitos de consumo de comunicação dos clientes de bancos brasileiros. A análise foi realizada com mais de cinco mil clientes de bancos de todo o País, entre bancos standard e premium, em novembro de 2016, e a revelou força da marca, o valor percebido, além de eficácia e eficiência das marcas em sua comunicação e engajamento.

No geral, os bancos virtuais mais conhecidos pelos entrevistados são o Banco Original, Sofisa, XP Investimentos (corretora), Intermedium, ABN Amro e Neon. Eles ainda não entraram no ranking geral do estudo porque o número de clientes que respondeu é pequeno.

A Caixa é o destaque do estudo no quesito valor percebido e em força da marca no segmento standard. O banco ainda é bem avaliado em seus produtos, especialmente devido à satisfação com custos. O Itaú é líder em força da marca nos segmentos standard e premium, além de liderar em valor percebido no segmento premium. O Bradesco apresenta crescimento importante em seu share de banco principal e em sua força da marca.

Cliente engajado

Os bancos brasileiros possuem um alto engajamento do público, se comparado outros mercados, segundo a análise de Eric Dherte, sócio e diretor da Integration para a América Latina. O “limiar de visibilidade” da categoria, ou nível mínimo de atividade a desenvolver num ponto de contato, para que um banco seja claramente identificado entre os demais, pode chegar a quase o triplo dos valores observados em alguns países da Europa, como a França.

Com relação a engajamento, entre as instituições privadas, o Banco Itaú lidera o ranking com um brand engagement share de 18,2%, seguido por Bradesco (16,7%) e o Santander (12,2%).

Entre os bancos públicos se observa um quase empate entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, com 16,0% e 15,9%, respectivamente. Segundo o estudo, o grupo de contatos relacionados com a agência (nome do banco na fachada, publicidade dentro da agência, gerente da conta) é o que mais contribui para o engajamento das marcas com um aporte médio de 24% do total de pontos acumulado pelas marcas.

tabela Mari

A nota de valor percebido dos bancos standard (6,98) é pior do que a de 2014, mas está à frente dos setores TV por assinatura (6,45), internet banda larga (6,20) e operadora de telefonia celular (5,84), o pior setor de acordo com a avaliação do consumidor.

Já a nota dos bancos premium (7,45) é superior a dos planos de saúde (7,00), títulos de capitalização (7,28), postos de combustíveis (7,23), e previdência privada (7,28). o valor percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de forno microondas com nota 8,87.

Entre os bancos standard, o melhor valor percebido, ou custo-benefício percebido pelos clientes, é o da Caixa (1,04), seguido pelo Banrisul, Itaú Uniclass e Bradesco. Já nos Bancos Premium, o Itaú Personnalité lidera com 1 ponto, seguido pelo Bradesco Prime. O HSBC Premier aparece na terceira posição e o Santander Select em quarto.

A maior força da marca, ou a atração menos rejeição perante clientes e não clientes, em bancos standard é do Itaú, com 15,1%, seguido pela Caixa. Em terceiro e quarto lugar aparecem Banco do Brasil e Bradesco. No segmento premium, o Itaú Personnalité lidera com 26%. O Bradesco Prime ocupa a segunda posição, seguido por Citibank e Banco do Brasil.

Quando indagados “se fosse fácil e descomplicado você mudaria sua conta-corrente principal para outro banco?”, 45% dos clientes de bancos standard e 38% dos clientes de bancos premium responderam que mudariam para outra instituição.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira