Empreendedor digital: design thinking como aliado estratégico

Buscar

Empreendedor digital: design thinking como aliado estratégico

Buscar
Publicidade

Marketing

Empreendedor digital: design thinking como aliado estratégico

Ricardo Ribeiro, líder de inovação da Rapp Brasil, dá dicas de como a aplicação de metodologias ágeis podem contribuir para uma empresa iniciante


30 de maio de 2018 - 8h27

As chamadas metodologias ágeis estão aí para ajudar empresas a se tornarem inovadoras ou se movimentarem com mais facilidade em um mundo em transformação constante. E elas também podem ser aplicadas na concepção de uma empresa ou projeto. Para os empreendedores digitais, aplicá-las logo no início da jornada pode ser uma contribuição e tanto.

Ricardo Ribeiro (Crédito: Divulgação)

“Se você está considerando empreender, tirar aquela ideia da cabeça e transformá-la em um negócio próprio, precisa se preparar para atender suas expectativas. Usar uma metodologia como Design Thinking para viabilizar o processo significa vivenciar etapas importantes e que faça sentido para a vida das pessoas”, afirma Ricardo Ribeiro, líder de inovação da Rapp Brasil.

Ele separa cinco dicas de como o Design Thinking pode ajudar na dinâmica de um empreendedor.

Definir a jornada
Entenda em que fatia do mercado está querendo entrar, faça pesquisas e busque conhecimento do problema que você quer resolver com inovação. Esteja antenado às oportunidades de mercado, tecnologias e possíveis concorrentes. Assim, não gasta tempo trabalhando em uma jornada já estruturada ou navegada por outros. Defina a solução com um propósito claro.

Arrisque mais e esteja aberto às falhas
Tenha uma estratégia que considere o risco como parte do processo. Você vai errar e, quanto mais rápido, melhor. Assim, vai poder corrigir e aprender, até chegar ao modelo ideal.

Teste e experimente
Não leve muito tempo trabalhando para deixar sua ideia perfeita. Pode-se gastar muito tempo para desenvolvê-la e, talvez, nunca conseguir o que queria. Então, teste sua ideia, crie um MVP (produto mínimo viável), um protótipo, e experimente. Permita-se receber e analisar as críticas para descobrir se a solução que você pensou realmente faz a diferença na vida das pessoas. Não basta ter todos os equipamentos, tecnologias e profissionais. É preciso usar a metodologia como cultura para reconhecer o que entra e o que sai da ideia e testar. Tem uma frase do Reid Hoffman, fundador do Linkedin, que resume a questão: “Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, é porque demorou demais para lançá-lo”.

Trabalhe com parcerias
Crie uma rede de parcerias com seus stakeholders (colaboradores, clientes e fornecedores) para atuar no processo. Eles vão contribuir com feedbacks que são muito importantes para o empreendedor. Não existe receita de bolo, por isso, precisamos receber direcionamentos consistentes para continuar evoluindo.

Revisite a estratégia
Tenha a cultura de revisitar sua estratégia para saber se ela estáresolvendo problemas. Não pense somente em como você pode ganhar dinheiro. Design Thinking deve ser entendido como o processo de aprendizado quando se está empreendendo. É uma ferramenta que vai guiar com maestria o caminho da inovação.

Leia também:
– Empreendedor digital: como tirar o melhor do Stories
– Empreendedor digital: como montar um mídia kit maneiro
Empreendedor digital: storytelling para salvar o ppt

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira