Marcas entram em campo na Copa América

Buscar

Marketing

Publicidade

Marcas entram em campo na Copa América

No retorno do torneio ao País após 30 anos, patrocinadores têm o desafio de manter o nível de experiência das ativações após a passagem da Copa do Mundo e da Olimpíada pelo Brasil

Fernando Murad
13 de junho de 2019 - 11h20

Viagem do troféu da Copa América do Rio de Janeiro para São Paulo foi uma ação da Gol com a Mastercard (crédito: divulgação)

A Copa América volta ao Brasil 30 anos depois e a bola começa a rolar a partir desta sexta-feira, 14, para um público que se acostumou a uma experiência diferente da vivida nos eventos esportivos nacionais. E será que o fato de a competição acontecer poucos anos após o Brasil receber eventos globais como Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016) diminuiu o interesse do público e das marcas?

Na opinião de Gabriel Lima, CEO da Octagon Brasil, a resposta é não. “Os grandes eventos que aconteceram no Brasil mostraram o potencial de engajamento entre marcas e fãs. As marcas oferecendo ações de experiência se aproximam das pessoas e se conectam com a paixão que elas têm pelo espetáculo. Já o fã se acostumou a ter a experiência que as marcas levam aos estádios e sabe que um torneio da envergadura da Copa América pode proporcionar isso”, explica o executivo, que atenderá Brahma, Gol e Mastercard, três dos quatro patrocinadores oficiais da Copa América. A TCL é a quarta.

E não serão apenas nos estádios que as marcas investirão em ativações — e ainda existem ingressos disponíveis. Segundo a organização, até quarta-feira, 12, foram comercializados 65% dos ingressos. Depois da realização na Copa do Mundo de 2018, a Ambev fará novamente a Arena Nº1 Brahma, desta vez em Belo Horizonte (Expominas), Porto Alegre (Anfiteatro Pôr do Sol), Rio de Janeiro (Praça Mauá), Salvador (Farol da Barra) e São Paulo (Anhembi).

Além da transmissão dos jogos num telão em alta definição, os espaços terão atrações musicais (Thiaguinho, Ludmilla, Iza, Maiara e Maraísa, Bel Marques e Bochecha são alguns nomes confirmados), foodtrucks e um bar temático. A entrada é gratuita. As agências Do Brasil, Grupo Austral, Peck Produções, Estalo e Banco de Eventos serão as responsáveis pela ativação em cada uma das cidades, respectivamente. A Brahma estima uma média de sete a dez mil pessoas em cada ação.

Arena Nº 1 Brahma no Rio de Janeiro: espaço terá transmissão de jogos, shows, foodtrucks e um bar temático (crédito: divulgação)

A cerveja, que também é patrocinadora da seleção brasileira, entregará, ainda, o prêmio de Melhor do Jogo (troféu Brahma Man of The Match) em cada uma das 26 partidas do torneio. O troféu ficará em exposição em todas as arenas do torneio. Além disso, terá lata e copos especiais nos estádios. Serão 11 diferentes, um cada um para uma das seleções do torneio, exceto o Catar.

Já numa ação do Clube Nº 1, a marca levará uma pessoa e três convidados para a final do torneio, em 7 de julho, no Maracanã. Eles terão acesso ao gramado durante o aquecimento das seleções finalistas e, assim que o jogo terminar, a pessoa se encontrará com o craque do jogo e, além de poder tirar uma foto com ele, vai entregar o troféu Brahma Man of The Match. Para participar, é necessário se cadastrar no Clube Nº1 e se inscrever na ação “Memórias que realmente importam”. É preciso ter mais de 25 anos, assim como os amigos escolhidos. O sorteio acontece no dia 29 de junho.

Troféu da Brahma oferecido ao melhor jogador em campo (crédito: divulgação)

Exposição de marca
Com o objetivo de fortalecer os laços com as comunidades esportivas globais, além de difundir a marca entre os visitantes nos estádios, a TCL terá exposição nas placas de campo, nos uniformes dos árbitros e nos equipamentos de VAR. Também estão previstas atividades promocionais nos canais online e off-line. “A Semp TCL, com as marcas Semp e TCL, sempre busca ativações que tenham sinergia do patrocinado com a própria marca e amplifiquem a comunicação e as experiências em tecnologia. Então, em cada ação buscaremos uma forma para ativar”, explica Patrícia Vital, head de marketing da Semp TCL, sem adiantar as iniciativas

Também patrocinadora da seleção brasileira, a Gol é a responsável pelo transporte de todas os participantes do evento, incluindo seleções, corpo técnico e os demais profissionais da competição. Serão 50 voos fretados entre as cinco cidades sedes. Além disso, a companhia aérea terá a transmissão da Globo ao vivo de todos os confrontos nas aeronaves com um sistema integrado aos celulares. Dentro de campo, fará a ação com as crianças que entram em campo com as bandeiras.

“Um dos objetivos é aproveitar o patrocínio como parte da estratégia de internacionalizar a imagem da Gol. A Copa América é uma competição tradicional com audiência massiva em todos os países em que operamos. Outro ponto importante é da ocasião de consumo gerada por uma competição como essa, na qual milhares de brasileiros e turistas se deslocam entre as sedes para ver as partidas”, conta German Carmona, gerente de marketing da companhia aérea.

Neste sentido, numa ação que comemorou os 100 anos da primeira vitória do Brasil na competição, a companhia anunciou 100 trechos à venda por apenas R$ 100 para viagens às cinco cidades sedes. Já durante o jogo de abertura, fará a ação Pregão da Gol, na qual o preço das passagens mudará de acordo com o resultado da partida.

Em homenagem a Zizinho, mascote da Copa América Brasil 2019 se chamará Zizito (Crédito: divulgação)

Já em parceria com a Mastercard, trouxe a taça da Copa América do Rio de Janeiro para São Paulo, surpreendendo 180 passageiros que puderam tirar foto com o troféu, além de interagir com os ex-jogadores da seleção Mauro Galvão e César Sampaio. A taça também ficou exposta nos dois aeroportos. Em São Paulo, Zizito, mascote do torneio, participou da ação.

A Mastercard, por sua vez, pretende fortalecer a marca ao proporcionar experiências aos clientes e portadores de cartões. Dentro dos estádios, nos bares e lojas, em todos os jogos do Brasil, fará a distribuição de brindes exclusivos para as pessoas que realizarem compras por meio de cartões com tecnologia de aproximação. No campo, terá a ação “Player Escorts” (crianças que entram ao lado dos jogadores). A assinatura sonora da Mastercard também aparecerá nos estádios. As experiências do programa Priceless Cities e Surpreenda serão usadas para ativações junto aos consumidores.

“Queremos atingir o maior número de consumidores possível. Por esta razão, a Mastercard patrocina e apoia diversas ações nos mais diferentes cenários. O futebol, por exemplo, está muito conectado com a mensagem que queremos transmitir para acelerar as mudanças de comportamento, quando falamos sobre pagamento por aproximação”, conta Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing & comunicação da Mastercard para Brasil e Cone Sul. A empresa trabalha com as agências WMcCann, Momentum, MRM, Octagon Brasil, BEM SP e Jeffrey Group no projeto Copa América.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Gabriel Lima

  • Sarah Buchwitz

  • Patricia Vital

  • mastercard

  • Brahma

  • Gol

  • WMcCann

  • Momentum

  • MRM

  • SEMP TCL

  • Octagon Brasil

  • Copa América

  • Semp

  • TCL

  • german carmona

  • bem sp

  • jeffrey group

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”