O baque da Backer sobre a categoria de artesanais

Buscar

O baque da Backer sobre a categoria de artesanais

Buscar
Publicidade

Marketing

O baque da Backer sobre a categoria de artesanais

Especialistas em reputação e marca consideram que o segmento como um todo deverá reagir à crise enfrentada pela cervejaria mineira


24 de janeiro de 2020 - 6h00

Antes da crise com a Backer, Abracerva tinha expectativa de que share das cervejas artesanais chegasse a 10% (Crédito: Reprodução Facebook Backer)

Não foram apenas lotes de produtos da cervejaria Backer que o dietienoglicol pode ter contaminado. A crise gerada – quatro mortes, 22 casos de intoxicação suspeitos e a paralisação da atividade da empresa – também tem consequências para a categoria de cervejas artesanais como um todo, analisam especialistas em reputação e branding. Até então consideradas “trendy” no setor de bebidas, as cervejas artesanais tinham participação de algo entre 2,5% e 2,7% num mercado que movimentou segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) R$ 107 bilhões (isso ainda tendo como ano base 2017).

Antes do episódio com a Backer, Carlo Giovanni Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) chegou a dar entrevistas revelando otimismo quanto ao crescimento das cervejarias artesanais, acreditando que estas pudessem, com as perspectivas de melhora econômica em 2020, atingir 10% de participação. Os fatos com a cervejaria mineira, no entanto, podem levar a uma revisão da estimativa.

Fabrizio Leonardo, vice-presidente de reputação corporativa da Weber Shandwick, ressalta que o ponto central é a quebra de confiança do consumidor na qualidade dos produtos e serviços, mas ressalta – destacando um estudo global feito pela própria Weber – que reputação é algo multifatorial e que também envolve múltiplos stakeholders de uma empresa. E como a Backer localmente era uma marca muito querida a questão será como ela vai responder aos problemas imediatos e balancear a comunicação com seus diferentes públicos para melhorar a crise de reputação que, no momento, é muito grave. Além obviamente de estabelecer uma comunicação genuína com o consumidor e fazer o básico, que é prestar assistência total às vítimas. No quesito comunicação, aliás, a empresa está sendo apoiada pela Partners Comunicação Pro Business, que foi contratada pela Backer especialmente para o gerenciamento da crise.

“Um fato é que quando a reputação de uma empresa é gravemente abalada, acaba levando a reputação de um setor inteiro”, afirma Fabrizio, lembrando que após as tragédias protagonizadas pela Vale o índice de reputação das mineradoras como um todo é baixíssimo. “Aqui, falamos em cervejas artesanais que eram super trend e me questiono até que ponto irá prejudicar o setor. Há diversos microprodutores que podem ser afetados”, avalia.

Concorda com ele Beto Almeida, CEO da Interbrand: “Com certeza, esse é um acontecimento extremamente negativo para o mercado das cervejas artesanais em geral. Ao consumirmos um produto com essas características, o que se procura é algo distinto: sem ingredientes artificiais, um produto mais natural e até mais saudável, e a última coisa que pensamos é em algum potencial risco à saúde”.

Enquanto a Backer vive o que os especialistas em gestão de crise avaliam que é o pior dos cenários – uma situação em que a gravidade do caso leva à paralisação da produção, logo, acarretando outra série de problemas – e luta para estancar a sangria, os especialistas ouvidos na reportagem acreditam que o segmento como um todo terá de ajudar a reconstruir a percepção do público sobre a categoria. A publicidade será um dos meios, mas não o único, para ajudar a recompor a reputação do segmento. “Esse fato levanta uma questão em todos os processos produtivos e de segurança, que pode atingir pequenos e grandes. Portanto, cabe ao mercado se posicionar para evitar que novos casos possam ocorrer”, pontua Beto Almeida, da Interbrand.

Vale ressaltar que na 2ª-feira, 20, o Valor publicou notícia sobre o fato de o Grupo Pão de Açúcar ter mandado retirar de todas as lojas Extra e Pão de Açúcar as garrafas de sua marca própria de cerveja Fábrica 1959, em suas versões pilsen puro malte, witbier, IPA e weiss. O motivo alegado foi “problemas de qualidade”, ou seja, a rede detectou diferença de sabor em dois lotes da bebida, que receberam oxigênio a mais durante o envase. O GPA, em comunicado, afirmou que o fato não gerava risco à saúde dos consumidores, mas optou por retirar os produtos do mercado para garantir a estes uma boa experiência com a marca (os lotes em questão tinham sabor mais azedo). Também colocou um 0800 como canal de atendimento a consumidores com dúvida. Até aquele momento, as vendas de cervejas especiais nas lojas do grupo cresciam a uma taxa de 30%.

No caso da Backer, segundo o CEO da Interbrand, esta é uma crise para a qual provavelmente a empresa não estava preparada. Mas uma vez que hoje marcas são construídas junto com seus consumidores, estimular o diálogo é sempre o melhor caminho. “Os melhores exemplos de marcas que souberam dar a volta por cima são aquelas que estabeleceram canais múltiplos de conversa com seus públicos, seja para escutar reclamações, sugestões, tirar dúvidas, propor novas ações etc. O melhor caminho para sair de uma crise é continuar dialogando”, recomenda Beto Almeida.

Para o vice-presidente da Weber Shandwick, num primeiro momento houve uma espécie de negação da Backer, com a discussão sobre se usava ou não a substância que provocou as intoxicações, e essa demora no tempo de resposta agrava a situação. E avalia que mesmo no caso de a empresa ter sofrido uma sabotagem, isso não resolve o dano às vítimas, cabendo à companhia assumir o problema, fazer o máximo possível para resolvê-lo e olhar para frente. “Se a empresa que passa por uma crise tem uma postura colaborativa, solidária e transparente, é o que conta. As pessoas ainda reconhecerão a marca pela qual têm carinho”, pontua Fabrizio, ressaltando que a empresa terá de abrir um canal direto com o consumidor e vir a público, caso queira resgatar a confiança perdida.

Esses canais de comunicação ganham ainda mais relevância considerando o contexto atual, em que o advento das fake news faz pseudo-informações ganharem repercussão rapidamente. Isso, por outro lado, também aumenta a importância dos canais oficiais de comunicação das empresas, que devem ser o mais transparentes possível, pois, como lembrou o CEO da Interbrand, “demora muito para construir a imagem de uma marca, mas leva quase nada para destruí-la”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira