Colaboração é a chave para vacina, aponta J&J

Buscar

Colaboração é a chave para vacina, aponta J&J

Buscar
Publicidade

Marketing

Colaboração é a chave para vacina, aponta J&J

Janssen, da J&J: compartilhamento de recursos e responsabilidades são fundamentais para desenvolver vacina segura e efetiva em tempo recorde


7 de abril de 2020 - 6h00

Janssen pretende distribuir vacina contra Covid no início do ano que vem (Crédito: Nordroden_/iStock)

A aposta da Janssen, da Johnson & Johnson, para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 passa pela colaboração. Para isso, uniu-se ao Centro Médico Beth Israel Deaconess, da universidade de Harvard, e com a Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado, entidade do governo dos Estados Unidos. Assim, a divisão farmacêutica da J&J diminuiu o período necessário para que se considere uma vacina como candidata à produção.

Normalmente, esse processo pode chegar a sete anos, explica a empresa. A Covid-19 ainda não tem um semestre de disseminação e, no dia 30 de março, a empresa divulgou que havia selecionado uma candidata para ser testada em setembro.

“De fato conseguimos acelerar o processo de desenvolvimento desta vacina em comparação ao processo típico que envolve vários estágios de pesquisa diferentes”, afirma Fabio Lawson, diretor médico da Janssen Brasil. Além da cooperação, o grupo está utilizando, também, técnicas implementadas na fabricação de uma vacina contra o ebola e usadas para elaborar candidatas a vacinas contra o zika e o HIV.

A Janssen já havia realizado uma parceria com o governo estadunidense em 2015, quando atuou exatamente na fabricação de uma vacina contra o ebola. Atualmente, o produto é implementado no Congo e em Ruanda.

“Há ainda estudos fase 3 em andamento para identificar uma vacina para a gripe que proteja contra todos os sorotipos, também em parceria com a Barda (Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado, na sigla em inglês)”, afirma Lawson.

Sobre o coronavírus, a expectativa da empresa é iniciar estudos clínicos em humanos até setembro. Caso seja segura e efetiva, os primeiros lotes da vacina estarão disponíveis no primeiro semestre de 2021. O compromisso da empresa é distribuir um bilhão de doses, uma vez comprovada a eficácia do produto.

 

*Crédito da imagem no topo: Monsitj/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora