Westwing investe em hub logístico

Buscar
Publicidade

Marketing

Westwing investe em hub logístico

Estrutura batizada Hub Urbano, quer melhorar eficiência logística na Grande São Paulo e será testada nesta edição da Black Friday


27 de novembro de 2020 - 6h00

Ideia é que haja hubs em outras cidades do Brasil para melhorar a eficiência logística em mercados-chave para a marca (Crédito: Divulgação)

Em 2016, a Westwing, loja de produtos para casa e decoração, começou a estruturar um projeto de frota própria para apoiar sua operação logística. No mês passado, inaugurou um espaço de 1.200 metros quadrados na Vila Leopoldina, na capital paulista, dedicado a atender os pedidos de consumidores da Grande São Paulo, o que até então era feito somente a partir do centro de distribuição em Jundiaí, no interior.

Eduardo Oliveira, vice-presidente de operações da Westwing, afirma que o objetivo é melhorar a experiência dos clientes da marca, ao encurtar seus prazos de entrega em até 50%, ou seja, o que fatura em um dia, já entregar no dia seguinte. “O hub também nos dá mais controle e visibilidade operacional, redução de custos de valor de frete para nós e aos clientes”, argumenta.

O cuidado com o momento da entrega dos pedidos não deixa de fazer sentido, já que a marca que preza pela qualidade na curadoria de produtos e pelo bom gosto de sua comunicação – predominantemente digital – não quer colocar em risco tudo isso na última fase de uma venda. Além disso, a região da Grande São Paulo responde por um terço dos pedidos entregues pela Westwing, que recentemente inaugurou quiosques em shoppings, mas tem atuação forte no e-commerce Westwing Now e espera pico de vendas nesta edição da Black Friday. Inclusive para ter tudo funcionando “redondo” para essa prova de fogo, o Hub Urbano começou a funcionar há um mês. Eduardo também diz que outras cidades do Brasil devem receber espaços semelhantes, mas não abre quais.

Durante a pandemia, quando muita gente passou a dar mais atenção à própria casa, onde foi obrigada a passar mais tempo por conta da quarentena e do home office, houve aumento de vendas e isso também aumentou a concorrência pela estrutura logística, o que foi outro motivo para o investimento em uma malha própria alinhada com os planos de crescimento da empresa. “Nos permite capacidade de planejar e executar melhor, sem ficar tanto na mão de terceiros”, diz Eduardo.

Ainda assim, existem parcerias. A startup chilena Driv.In tem cuidado da roteirização e controle das entregas, indicando o melhor veículo para o tipo de mercadoria e trajeto; já com a startup chinesa Lalamove e a brasileira PAX Express a Westwing tem contratos para reserva de frotas adicionais, de acordo com a demanda. Como durante a Black Friday, o volume esperado é grande e para evitar riscos, já foi calculado e reservado um número específico de veículos.

A expectativa da Westwing é de que a partir deste mês passem pelo Hub Urbano dois mil pedidos por dia e em seis meses o Hub responda por 90% das entregas da região metropolitana de São Paulo. O projeto também é visto com uma porta para inovação operacional, como expansão de entregas “next day” ou de serviços de dark store no futuro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia