L’Oréal apresenta plataforma de combate ao assédio sexual

Buscar

L’Oréal apresenta plataforma de combate ao assédio sexual

Buscar
Publicidade

Marketing

L’Oréal apresenta plataforma de combate ao assédio sexual

Ao lado da organização Hollaback! e demais parceiros, a organização passa a oferecer, no Brasil, treinamento mundial contra a naturalização e educação pela violência feminina


5 de outubro de 2021 - 11h59

A L’Oréal apresentou nesta terça-feira, 5, a plataforma StandUp, que propõe um treinamento pelo combate ao assédio sexual no Brasil. A iniciativa foi desenvolvida pelo movimento global contra o assédio Hollaback!, que atua para garantir direitos igualitários para mulheres em espaços públicos.

Para apresentar a iniciativa, a L’Oréal realizou coletiva de imprensa mediada por Taís Araújo, embaixadora da marca há 12 anos, ao lado da diretora para o Brasil, Laura Parkinson; da head de comunicação, sustentabilidade e diversidade, Helena Bertho; Gabi Lohan, mulher transexual e embaixadora digital de L’Oréal Paris, e demais convidadas, como a pesquisadora Djamila Ribeiro. A iniciativa é introduzida a partir de um vídeo, que aponta que 86% das mulheres já passaram por situações de assédio em espaços públicos, segundo pesquisa encomendada pela marca a Ipsos.

 

A embaixadora da marca, Taís Araújjo, também estrela campanha da iniciativa (Crédito: Divulgação).

“Mais do que uma marca feminina, a gente se posiciona como uma marca feminista”, aponta Laura Parkinson sobre o propósito da marca mediante a ação. O treinamento da plataforma mundial se baseia na metodologia “5D” — distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar –, já existente e que consiste em viabilizar a intervenção de uma situação de assédio sexual. A diretora reforça que a marca visa atingir um público abrangente a partir também das parcerias, como a organização Think Olga,  e defende ainda a posição de que “Você vale muito” — a assinatura mais forte do Brasil, segundo pesquisa — como compromisso da empresa em ser parte da transformação da sociedade, sobretudo pelos direitos das mulheres. “Estamos buscando com esse movimento criar um pacto social: chega de assédio nas ruas. Esse é o poder da educação”, diz. “Somos testemunhas de muitas situações e precisamos ‘stand up’, se posicionar para que isso não aconteça”. 

No Brasil, a iniciativa é endossada por estatísticas relevantes em relação ao tema. Esteva presente na coletiva de imprensa Maíra Liguori, diretora de impacto do Think Olga, que destacou dados como o País ser o quinto no ranking de feminicídio no mundo, com 1 estupro ocorrendo a cada oito minutos, por exemplo, além do aumento de 25% das denúncias de importunação sexual — que foi constituída como crime em 2018 — no último ano. “Há mais ou menos 10 anos esse assunto começou a ganhar fração, as ruas, e as mulheres começaram a ver que isso não é normal, que não devemos aceitar caladas”, aponta Maíra sobre a realidade brasileira de naturalização e banalização do assédio ao longo dos anos. O Think Olga é idealizador da campanha “Chega de Fiu Fiu”, lançada em 2013, e que mais tarde, em 2018, se tornou um documentário acerca do tema. 

A fim de endossar o cenário histórico, a L’Oréal convidou também a acadêmica, filósofa e feminista, Djamila Ribeiro. Segundo ela, os dados são importantes para que a população seja educada sobre essa questão. Além disso, Djamila reforça a importância de romper com a ideia de universalidade feminina, uma vez que existem vários conceitos em ser mulher, pela interseccionalidade existente nas questões de raça e gênero, por exemplo. “Quando a L’Oréal traz a luz para essas questões, amplifica o trabalho que nós e uma série de organizações fazemos na base […] Juntamos forças para ampliar essa corrente de conscientização”, disse. 

O poder da comunicação

A principal intenção da companhia é educar a sociedade pela força e potência da marca de L’Oréal. De acordo com Helena Bertho, head de comunicação, sustentabilidade e diversidade, a iniciativa teve início dentro do ambiente organizacional, para que a própria L’Oréal fosse, primeiro, um ambiente seguro e inclusivo para mulheres. Publicitária por formação, Helena comenta que a comunicação é essencial para que a mudança seja feita e que a publicidade é capaz de criar representações sociais, além de validar e reforçá-las. 

“Tudo isso que estamos fazendo é uma jornada de uma marca que há 50 anos está contando que mulheres valem muito — e quando falamos de mulheres, estamos falando de todas as mulheres”, disse a head. “Não é mais sobre representatividade, é sobre proporcionalidade e narrativas plurais. Não posso ter uma mulher representando o todo, porque não dá conta”. 

Como parte de divulgação do projeto, a WMcCann desenvolveu a campanha que tem como mote “Autoestima em primeiro lugar”, e que irá representar todo o movimento nas ações de comunicação, reforçando o objetivo da L’Oréal destacando a metodologia dos 5Ds. “Quando observamos um caso de assédio sem intervir, indiretamente aumentamos o trauma da pessoa que está sendo assediada, além de reforçar ao assediador que seu comportamento é aceitável”, diz Luiza Portella, diretora de planejamento estratégico da agência. “Essa campanha vem para interromper essa dinâmica, propondo tomada de consciência da sociedade e ação, através da informação e do treinamento dos 5 D’s”, acrescenta. 

Ainda como parte do plano de comunicação, a L’Oréal Paris irá patrocinar, em parceria inédita, a leitura de matérias que tiverem o tema assédio como centro das reportagens nos principais títulos da Editora Globo e da Globo Condé Nast — jornal O GLOBO e revistas Marie Claire, Glamour, GQ e Vogue. Criação da WMcCann, a ação batizada de Paywall Down liberará os acessos para leitores de 05 de outubro a 31 de dezembro. Além disso, a divulgação será feita nas plataformas digitais da marca, mídia out-of-home e patrocínios em TV paga, no programa Superbonita, da GNT. Informações relacionadas ao assédio sexual também serão levados para as embalagens de produtos da marca.

Confira o filme completo:

**Crédito da imagem no topo: Shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marca Itaipava Premium retorna ao mercado

    Marca Itaipava Premium retorna ao mercado

    Paraa celebrar 30 anos, bebida retorna às prateleiras dos pontos-de-venda de São Paulo e da Bahia, em sua embalagem clássica

  • Riachuelo apresenta primeira coleção em moda circular

    Riachuelo apresenta primeira coleção em moda circular

    Varejista lança coleção com peças confeccionadas a partir de resíduos têxteis de fábrica própria; projeto é o primeiro do seu Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade