Franca Basquete quer torcida patrocinadora
Sem verba para completar orçamento tradicional time do interior de São Paulo tenta mobilizar fãs
A capital brasileira do basquete está em estado de atenção. A diretoria do Franca Basquete, 11 vezes campeão brasileiro e seis vezes campeão sul-americano, convocou a torcida para tentar evitar que o time encerre as atividades. Para isso, criou a campanha “Franca patrocina Franca”, que pretende estimular o engajamento dos fãs da equipe.
O objetivo da ação é vender mais de quatro mil ingressos em todas as partidas em casa do Franca no NBB 7, que começou em 31 de outubro, e aumentar o número de sócios-torcedores, atualmente na casa de 600.
Segundo projeções da diretoria, cada jogo no ginásio Pedrocão lotado deve render R$ 70 mil. Mantida essa média, o time conseguirá o valor necessário para a manutenção. Com as 15 partidas da fase de classificação do campeonato o Franca pode arrecadar R$ 1,05 milhão. Na última temporada, o time teve média de duas mil pessoas nos jogos de classificação e de 4,5 mil nos playoffs.
A campanha será apresentada aos torcedores de Franca em reunião convocada para às 18 horas de terça-feira, 11 de novembro, no Pedrocão. No comunicado para a torcida, a diretoria afirma que a “busca por soluções junto ao poder público, empresários, agências de marketing e políticos” não surtiu o “resultado esperado”. O texto diz ainda que apenas os torcedores “podem salvar nosso time do iminente fim”.
Atualmente o Franca Basquete tem patrocínio do Magazine Luiza, cujo valor do investimento não é divulgado. O orçamento previsto para a temporada 2014/2015 é de R$ 350 mil mensais. O último patrocinador máster do time foi a Vivo. Depois de seis anos de parceria, a operadora decidiu não renovar o vínculo encerrado em agosto deste ano.