O mergulho das marcas no Instagram Stories

Buscar

O mergulho das marcas no Instagram Stories

Buscar
Publicidade

Mídia

O mergulho das marcas no Instagram Stories

Instagram tem mais alcance que o Snapchat e adora publicitários, conquistando a preferência das marcas


10 de agosto de 2016 - 15h13

(*)Por Garett Sloane, do Advertising Age

O recurso Stories, do Instagram, é inspirado diretamente na experiência do Snapchat, mas já é o favorito entre os anunciantes. Isso ocorre parcialmente porque o Instagram é mais aberto a marcas, e parcialmente porque é maior.

A Nike, por exemplo, gerou 800 mil visualizações em uma história no Instagram em 24 horas, no primeiro dia de funcionamento da ferramenta. No Snapchat, o melhor vídeo da marca angariou 66 mil visualizações, de acordo com a Nike e sua agência de mídias sociais Laundry Service.“O Instagram é realmente amigável às marcas, então é uma oportunidade enorme”, disse Nick Sheingold, diretor associado de estratégia da agência. “Estes números são realmente surpreendentes”, disse.

Nike usou o Instagram de sua marca Jumpman 23, associada ao Michael Jordan, para revelar em vídeo uma nova camiseta de futebol. Nike é uma anunciante experiente também no Snapchat, mas a plataforma não abraça marcas da mesma forma que o Instagram, que torna fácil seguí-las e curtir seus posts.

Não há ícones de coração para pessoas expressarem sua aprovação no Snapchat, e é mais difícil de seguir as contas porque os usuários tem que saber o nome exato para encontrá-las. Já o Instagram torna a procura mais simples, e permite que marcas comprem anúncios ligados diretamente à suas contas, onde as pessoas podem seguí-las.

“Instagram é uma plataforma de seguidores, enquanto o Snapchat é uma plataforma ‘melhor amiga’”, disse Dan Grossman, vice-presidente de parcerias de plataformas na Vayner Media. “O Snapchat não encoraja marcas a construírem grandes redes de seguidores”, disse.

Marcas claramente estavam afoitas para criar vídeos no estilo do Snapchat – mas no Instagram. Além da Nike, marcas como Mountain Dew, Quaker, Coach, o programa Keeping Up With the Kardashians, a série Mr. Robot, o time Miami Dolphins e GE já estão utilizando o Instagram Stories.

“É só mais uma maneira de comunicar com os fãs nos seus próprios termos”, disse Sheingold. “Nós sabemos que os usuários adoram o Snapchat, e a experiência do Instagram é tão parecida que torna um pouco mais fácil para marcas. Elas não precisam desenvolver uma estratégia totalmente única”, avaliou.

Marcas de bebidas alcoólicas como as americanas Ketel One e Buchanan estão especialmente motivadas a trabalharem vídeos para Instagram. A plataforma permite a elas restringir a visualização a pessoas maiores de 21 anos, uma funcionalidade não disponível no Snapchat, a menos que a marca pague por anúncios direcionados a pessoas com 21 anos ou mais.

O Stories do Instagram imita completamente a experiência que o Snapchat oferece. Usuários podem criar vídeos de 10 segundos, postá-los e contribuir com mais vídeos durante o dia inteiro. Após 24 horas, eles desaparecem. O CEO do Instagram, Kevin Systrom, deu total crédito ao Snapchat pela ferramenta em uma entrevista com TechCrunch.

Mas é provavelmente um desconforto para o Snapchat ter que concorrer com um rival do tamanho do Instagram, que está amparado pelo Facebook. O Instagram atualizou seus números na semana passada, dizendo possuir 300 milhões de usuários diários, enquanto Snapchat tem cerca de 150 milhões, de acordo com fontes familiares aos detalhes da companhia. “Ainda há muitas coisas que o Snapchat traz à mesa”, disse Sheingold. “Usuários estão obcecados com a plataforma e seu conjunto de anúncios e produtos ainda são o melhor na indústria, em termos criativos”.
Ainda, pode ser só uma questão de tempo até o Instagram emprestar estas características também.

Tradução: Karina Balan Julio

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental