TikTok exibe alertas em vídeos com informações duvidosas

Buscar

TikTok exibe alertas em vídeos com informações duvidosas

Buscar
Publicidade

Mídia

TikTok exibe alertas em vídeos com informações duvidosas

Medida tenta evitar que conteúdos com informações não verídicas ganhem alcance na plataforma


4 de fevereiro de 2021 - 16h25

Para tentar evitar que conteúdos com informações duvidosas ganhem alcance na plataforma, o TikTok anunciou que passará a exibir alertas nos vídeos que possam conter desinformação. Os usuários também serão informados caso decidam compartilhar tais publicações.

 

(Crédito: Reprodução/TikTok)

O aviso dizendo “Cuidado: vídeo sinalizado por conteúdo não verificado” já está aparecendo para usuários nos Estados Unidos e no Canadá, e será liberado para todos os países em que a rede está presente nas próximas semanas. Os alertas não significam que vídeo apresenta mentiras, mas que as informações não podem ser confirmadas por agências de verificação de fatos.

Atualmente, o TikTok tem parcerias com veículos de checagem, que revisam parte do conteúdo publicado pelos usuários da plataforma, e afirma remover vídeos com fake news assim que os identifica. Porém, em alguns casos a informação pode ser suspeita, mas não é possível confirmar que é falsa. Nessas situações, um aviso aparece no topo da tela informando que o vídeo foi sinalizado por ter conteúdo que não pode ser verificado.

Outras redes sociais também têm desenvolvido recursos para tentar minimizar o compartilhamento de desinformação. O Instagram, por exemplo, exibe uma tarja preta em imagens que contenham desinformação ou conteúdo suspeito relacionado à pandemia, o Covid-19 ou vacinas. Em abril do ano passado, o WhatsApp, também do Facebook, decidiu restringir o encaminhamento de mensagens em sua plataforma, com o objetivo de dificultar a disseminação de notícias falsas no aplicativo.

**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também