Mídia

TikTok exibe alertas em vídeos com informações duvidosas

Medida tenta evitar que conteúdos com informações não verídicas ganhem alcance na plataforma

i 4 de fevereiro de 2021 - 16h25

Para tentar evitar que conteúdos com informações duvidosas ganhem alcance na plataforma, o TikTok anunciou que passará a exibir alertas nos vídeos que possam conter desinformação. Os usuários também serão informados caso decidam compartilhar tais publicações.

 

(Crédito: Reprodução/TikTok)

O aviso dizendo “Cuidado: vídeo sinalizado por conteúdo não verificado” já está aparecendo para usuários nos Estados Unidos e no Canadá, e será liberado para todos os países em que a rede está presente nas próximas semanas. Os alertas não significam que vídeo apresenta mentiras, mas que as informações não podem ser confirmadas por agências de verificação de fatos.

Atualmente, o TikTok tem parcerias com veículos de checagem, que revisam parte do conteúdo publicado pelos usuários da plataforma, e afirma remover vídeos com fake news assim que os identifica. Porém, em alguns casos a informação pode ser suspeita, mas não é possível confirmar que é falsa. Nessas situações, um aviso aparece no topo da tela informando que o vídeo foi sinalizado por ter conteúdo que não pode ser verificado.

Outras redes sociais também têm desenvolvido recursos para tentar minimizar o compartilhamento de desinformação. O Instagram, por exemplo, exibe uma tarja preta em imagens que contenham desinformação ou conteúdo suspeito relacionado à pandemia, o Covid-19 ou vacinas. Em abril do ano passado, o WhatsApp, também do Facebook, decidiu restringir o encaminhamento de mensagens em sua plataforma, com o objetivo de dificultar a disseminação de notícias falsas no aplicativo.

**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash