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Netflix: plano com anúncios deverá bloquear função de downloads

Informação encontrada em código de app da plataforma sugere que a companhia está fazendo o possível para diferenciar novo serviço das assinaturas atuais


18 de agosto de 2022 - 9h39

*Por Ad Age, com informações da Bloomberg News

No último mês, a Netflix divulgou detalhes sobre os planos de assinatura com anúncios. Agora, ao que parece, a plataforma planeja impedir que usuários baixem programas e filmes em seus dispositivos para a visualização offline, conforme indica um código encontrado no aplicativo da empresa para iPhone.

(Crédito: Reprodução)

A medida sugere que a Netflix está fazendo o possível para distinguir o próximo serviço de suas ofertas atuais. A gigante do streaming, que evitou a publicidade por anos, planeja lançar os novos planos no início de 2023, mas as peculiaridades do novo serviço já estão refletidas no código oculto do app.

“Downloads estão disponíveis em todos os planos, exceto os da Netflix que contém anúncios”, detalhou o texto presente no aplicativo, descoberto pelo desenvolvedor Steve Moser. As informações foram divididas com a Bloomberg News. O código também sugere que os usuários não poderão pular os anúncios – um movimento comum no mundo dos streamings – e que os controles de reprodução não estarão disponíveis durante os intervalos comerciais.

Procurada, a Netflix se recusou a comentar. Uma vez que o lançamento do serviço ainda está a alguns meses de distância, é provável que os planos da empresa não sejam finais e que sua abordagem ainda possa mudar.

Mesmo assim, as primeiras pistas sugerem que a Netflix está limitando estritamente os recursos do novo serviço. Nos planos regulares, os usuários podem baixar conteúdos para assisti-los em locais sem acesso confiável à internet, como aviões, por exemplo. A falta dessa opção pode fazer com que a Netflix venda os níveis mais avançados de planos. A plataforma já declarou que não oferecerá todo seu conteúdo na assinatura com anúncios.

A Netflix vem perdendo clientes e enfrenta a concorrência da Disney, Amazon e HBO Max, da Warner Bros. Discovery. No último trimestre, a plataforma registrou uma queda de 1,3 milhão de clientes nos EUA e Canadá, sua maior região de atuação.

Concorrentes como Hulu, Disney; HBO Max; Peacock, da Comcast, já tem serviços suportados pela publicidade a fim de impulsionar crescimento. Planos por anúncios da HBO Max, por exemplo, não contam mais com a opção de download disponível.

O app da Netflix tem mais algumas referências ocultas relativas à sua expansão de anúncios, incluindo detalhes sobre a personalização de anúncios para usuários específicos. “Agora, vamos configurar sua experiência com anúncios. Só precisamos de alguns detalhes para garantir que você receba os anúncios mais relevantes na Netflix. Vai ser muito rápido, nós prometemos!”, aponta a mensagem a ser exibida aos consumidores.

O plano que contém anúncios deverá fornecer uma alternativa mais barata para clientes que estão assustados com os valores crescentes do serviço. O plano premium, que oferece resolução 4K e até quatro streams ao mesmo tempo, custa US$ 20 por mês nos Estados Unidos, cerca de pouco mais de R$ 100 de acordo com a cotação atual do dólar.

Anteriormente, a Netflix afirmou que o novo serviço estará disponível em várias regiões e que a Microsoft servirá como seu parceiro de vendas e tecnologia para o sistema com publicidade.

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