Natura fomenta comunidade amazônica com nova agroindústria

Buscar

Natura fomenta comunidade amazônica com nova agroindústria

Buscar
Publicidade

Marketing

Natura fomenta comunidade amazônica com nova agroindústria

Companhia inaugura agroindústria de óleo essencial em parceria com comunidade do Pará, impulsionando produção local e a proteção da Amazônia

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


9 de fevereiro de 2024 - 13h25

A Natura inaugura neste mês uma agroindústria de óleo essencial em parceria com a comunidade Campo Limpo, na cidade de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Até o momento, a extração do insumo era feita através de terceiros.

agroindústria natura

Nova agroindústria (Crédito: Divulgação/Lucas Mont/Cabron Studio)

A iniciativa foi viabilizada por meio da união de 21 anos com a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (Aprocamp), bem como por aportes destinados principalmente à aquisição de equipamentos para extração e processamento dos óleos. A Aprocamp fornece à Natura matéria-prima de plantas como pataqueira, estoraque, priprioca e capitiu.

A instalação faz parte da agenda de ações relacionadas ao compromisso socioambiental da empresa e promove a verticalização da produção, contribuindo para a sustentabilidade da Amazônia.

Com a nova agroindústria da Natura, a comunidade assume a fase de produção com mais autonomia. Assim, há um aumento significativo no valor agregado do produto comercializado, com 60% a mais de renda bruta para a associação a partir da venda dos óleos. A produção também abre portas para o desenvolvimento de outros produtos, como velas e essências aromáticas, óleos fixos etc.

Além disso, a nova agroindústria irá gerar empregos para a comunidade. O número de trabalhadores da Aprocamp passa de 75 para 100 pessoas, entre eles jovens capacitados para operar os equipamentos utilizados, como destiladores e caldeiras.

Em nota, Josie Romero, vice-presidente de operações e logística de Natura&Co América Latina, aponta que a  implementação de agroindústrias é uma estratégia para agregar mais valor e qualidade aos produtos fornecidos pelas comunidades e assim, como consequência, gerar mais renda a cada uma das famílias, impulsionando a produção local e fortalecendo as relações de parceria.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Voa Brasil não vai financiar passagens a R$ 200

    Voa Brasil não vai financiar passagens a R$ 200

    O programa Voa Brasil irá organizar e expandir a visibilidade de passagens nessa faixa de valor já disponíveis pelas companhias aéreas

  • Dona do Burger King confirma tratativas para adquirir Starbucks

    Dona do Burger King confirma tratativas para adquirir Starbucks

    Zamp comunicou que vem tendo conversas sobre o direito de explorar a marca e desenvolver operações da rede de cafeterias no Brasil