B3 explica fórmulas do mercado para iniciantes
Com clientes pessoas físicas em alta - total de 13,1 milhões em 2021 -, empresa quer apresentar papel do mercado de capitais e da bolsa
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Carolina Huertas
1 de julho de 2022 - 12h46
A B3 lança nessa sexta-feira, 1º, a campanha “B3: A Fórmula do Brasil”. Com objetivo de explicar o papel do mercado de capitais e da bolsa, a ação tem como foco um público amplo e iniciante no mercado financeiro. Criada pela agência Tech & Soul, a campanha estará em canais fechados de televisão, meios digitais e em OOH nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A estratégia inclui, ainda, o desenvolvimento de um site com conteúdo simplificado sobre temas como o papel de uma bolsa de valores, planejamento financeiro e investimentos.
“O lançamento da campanha acontece em um momento de amadurecimento do mercado, com a chegada de novos investidores e um número maior de ativos disponíveis para que os investidores diversifiquem suas carteiras, não só com ações, mas também com outros papeis de renda variável e de renda fixa”, diz Ana Buchaim, diretora-executiva de marketing e comunicação da B3.
As peças publicitárias trazem exemplos de como a B3 atua no mercado, no apoio às empresas, nas transações do mercado de capitais e no fornecimento de conteúdos de investimentos. O número total de pessoas físicas na B3 está crescendo nos últimos anos: atingiu 13,1 milhões em 2021 e desde 2020 a média de investidores que fazem ao menos um negócio no mês está acima de 1 milhão – o que já representa 16% do total de recursos investidos em equities na empresa.
Com essa nova campanha, a empresa que atingir esse público que chega ao mercado e explicar, mesmo para aqueles que não estão acostumados com os termos e movimentações do mercado financeira, o papel da B3.
“A B3 tem uma participação de mercado muito importante. Ela já tem um posicionamento estabelecido com seu público mais próximo, mas temos visto muitas pessoas entrando no mercado financeiro, conhecendo as possibilidades. Queremos que essas pessoas conheçam o papel da B3, pois ela está presente no mercado financeiro de diversas formas. Queremos furar um pouco nossa bolha e alcançar este novo público que não está tão habituado com o mercado”, conta Claudio Kalim, presidente da agência.
A campanha parte da logomarca da B3 e trabalhou a ideia de fórmulas matemáticas para ilustrar a atuação e criar conexão entre os serviços e produtos oferecidos pela bolsa, o mercado e a sociedade. “O grande desafio é explicar essa dimensão toda da B3. Tentamos condensar tudo isso na simplicidade da fórmula”, aponta Kalim.
Investimento em marketing
Sem contar as movimentações de marketing que ocorreram em 2017 para marcar a fusão da Bovespa e da Cetip, resultando na B3, está é a primeira campanha institucional da empresa em cinco anos. Bruna De Caro, superintendente de marketing da B3, explica que a empresa atua em seus territórios de forma muito bem planejada e que apesar deste tempo sem campanhas neste formato, a B3 tem forte atuação em patrocínios, eventos e ações de educação financeira como fortalecimento de marca e aproximação dos clientes.
A executiva afirma que, desde 2019, a B3 aportou 19 milhões em patrocínios, em iniciativas como apoio ao Masp, MAM, Museu do Ipiranga, Vozes Negras, Museu Judaico, Osesp, Pinacoteca, Instituto Bacarelli, Fronteiras do Pensamento e Festival Mimo. Além disso, as campanhas de produtos, com foco nos meios digitais, acontecem com constância.
“Apesar desse movimento institucional agora, as campanhas de produto jamais pararam. Com um olhar desde o investidor iniciante ao avançado, o mercado está amadurecendo e novos produtos e oportunidades surgem a todo momento”, enfatiza.
Ainda dentro da proposta da campanha lançada, a superintendente conta que no segundo semestre a B3 estreará um site com foco no novo público iniciante. “Ele será diferente do Hub de educação financeira que lançamos em 2020. Terá uma linguagem fácil, com todo tipo de informação”, aponta.
Veja o vídeo a campanha:
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