Carros elétricos ocupam lugar de destaque na CES
Lançamento da General Motors é uma das novidades que as montadoras reservaram para o evento de tecnologia e produtos que começa nesta quarta-feira, 5, em Las Vegas
Carros elétricos ocupam lugar de destaque na CES
BuscarCarros elétricos ocupam lugar de destaque na CES
BuscarLançamento da General Motors é uma das novidades que as montadoras reservaram para o evento de tecnologia e produtos que começa nesta quarta-feira, 5, em Las Vegas
Meio & Mensagem
4 de janeiro de 2022 - 15h48
Por Pete Bigelow, para o Advertising Age
Há décadas, as primeiras incursões da indústria automotiva na CES envolviam alto-falantes, sistemas e outras peças de reposição. Atualmente, o próprio conceito de carro evoluiu para uma plataforma de tecnologia. E a CES, maior encontro anual de tecnologia e inovação, refletirá isso.
A expectativa é de que os veículos eletrônicos fiquem no centro das atenções durante o evento deste ano, que começa nesta quarta-feira, 5, em Las Vegas, nos Estados Unidos, sobretudo com a Chevrolet, que aproveitará a CES para lançar a versão elétrica da pick-up Siderado. A CEO da montadora, Mary Barra, também fará uma palestra na programação virtual do evento. A companhia compareceria a Las Vegas, mas decidiu rever os planos por conta da alta dos casos de Covid-19 no país.
A GM fez sua estreia no universo dos veículos elétricos durante a CES em 2016, quando apresentou o Chery Bolt EV. Agora, entretanto, o contexto é diferente, já que as compras de carros elétricos por parte dos consumidores vêm crescendo.
“Estamos realmente em um ponto de inflexão para a adoção em massa dos veículos elétricos. Isso está explodindo muito mais rápido do que imaginávamos”, admitiu Deborah Wahl, chief marketing officer global da GM.
De acordo com um relatório de dezembro da BloombergNEF, as vendas globais de carros elétricos deveriam alcançar a marca de 6,3 milhões de unidades em 2021, o que representa quase o dobro da quantidade de veículos elétricos vendida em 2020. Na América do Norte, as vendas desse tipo de automóvel cresceram 63% no terceiro trimestre do ano passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A GM, que aproveitará a CES para lançar a BrightDrop, sua nova marca de veículos elétricos, não é a única montadora que destacará esse tipo de tecnologia no evento. A Stellantis disse que revelaria em Las Vegas o conceito do Chrysler Airflow, além de apresentar as novidades da Chrysler e de outras de suas marcas.
A marca vietnamita VinFast, que fez sua estreia na América do Norte no Salão de Automóvel de Los Angeles, em novembro do ano passado, também deve participar da programação da CES. Outra empresa que pretende fazer sua estreia na feira é a TOGG, também conhecida como Turkey Automobile Enterprise Group, que deve irá apresentar um modelo de veículo elétrico que deve entrar em produção em 2022.
“Há muita coisa acontecendo no mundo automotivo e os consumidores querem seus carros de volta”, declarou Gary Shapiro, CEO da Consumer Electronics Association, organizadora da CES, em relação à escassez que afetou essa indústria no último ano, em consequência da pandemia. “Não há dúvida de que o automóvel tem uma longa vida adiante por ser um produto que as pessoas querem, precisam, aproveitam e apreciam”, complementou.
A Associação está dedicando uma atenção especial aos carros elétricos e ao interesse dos consumidores por eles. Em dezembro, a CEA publicou sua primeira pesquisa elaborada a respeito do segmento de veículos elétricos, que trazia um insight: 39% dos consumidores que ainda não possuem um automóvel do tipo disseram que consideram comprar um quando forem trocar de carro.
Mas ainda há alguns desafios em termos de confiança. Cerca de 47% dos pesquisados dissera que os veículos elétricos não existem no mercado há um tempo suficiente para serem considerados confiáveis e 48% citaram a necessidade de instalarem mais estações de recarga nos lugares públicos.
Dos entrevistados que já possuem um carro elétrico ou híbrido, 79% disseram que esses veículos superaram suas expectativas em termos de facilidade para dirigir; 73% disseram ter sido fácil encontrar estações de carregamento de energia.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros