Chegando aos 85, com espírito de startup

Buscar

Chegando aos 85, com espírito de startup

Buscar
Publicidade

Marketing

Chegando aos 85, com espírito de startup

J&J desenvolve “war room” para monitoramento de campanhas; estrutura criada no Brasil vira benchmark global


4 de setembro de 2017 - 8h00

José Cirilo e Guto Cappio, na “war room” da J&J: awareness e engajamento como metas (Crédito: Anselmo Venansi)

Em 2014, a Johnson & Johnson começou uma jornada de construção de um novo marketing (que, no Brasil, deu sequência a um investimento anterior em melhorar a distribuição dos produtos da marca nos milhares de PDVs país afora). Além de uma presença maior na mídia, com patrocínio ao futebol e campanhas de suas power brands, uma expressão mais recente dessa nova postura é um projeto de business intelligence feito a quatro mãos com a agência Sunset e que se materializa numa “war room”, na qual, com representantes das demais agências que atendem a J&J – J. Walter Thompson e DM9 – as ações de marketing da companhia são monitoradas em tempo real.
Até aí, algumas outras grandes empresas também têm feito esse tipo de monitoramento. O que existe de diferente no caso da J&J é que essa estrutura avalia a comunicação de forma integrada ao off-line, ou seja, aos pontos de venda, acompanhando minuto a minuto o reflexo das ações de marketing em termos de negócio efetivamente. Desta forma, as equipes podem alterar as ações de marketing de acordo com a resposta de cada região no PDV, considerado o maior fator de conversão de vendas para a marca, mais do que TV ou mesmo o digital.
A estreia da “war room”, cujo nome oficial é Dynamic Digital Dashboard, está sendo feita com a promoção Domingo em Família, que caminha para seu terceiro mês e nos dois primeiros já havia registrado o dobro de cadastros obtidos pela companhia na promoção dedicada à Copa do Mundo no Brasil, em 2014.  A análise dos dados vindos dos consumidores permite mudanças das vinhetas, testes de peças criativas,  monitoramento de preço e sell out e até medir o resultado que uma celebridade tem no Instagram (e a empresa pode negociar contratos com base em dados e resultados e não no que a pessoa acha que vale, por exemplo). Além disso, as equipes de vendas recebem dados semanalmente, com os quais podem afinar suas estratégias de ação.
O sucesso do projeto tem sido tanto que ele será exportado para os demais países da América Latina e apresentado em outubro para Jorge Mesquita, presidente global da divisão de Consumo da J&J. “Em 2018, a J&J vai completar 85 anos, mas no marketing estamos trabalhando com approach de startup. Isso é muito uma materialização da visão da Alison Lewis”, afirma José Cirilo, head de marketing da companhia no Brasil, em alusão à CMO global da Johnson (entrevistada com exclusividade pelo Meio & Mensagem na edição deste ano do Cannes Lions).
Para Cirilo, o consumidor nunca mudou.  As empresas é que foram obrigadas a mudar, uma vez que num passado recente não se sentiam tão obrigadas a ouvi-los.  O desenvolvimento de uma estrutura de BI como a “war room” reflete, assim, o esforço em escutar o consumidor de uma forma diferente e muito mais ativa e interativa, que acaba levando também a ajustes na forma criativa, o que no caso da promoção da J&J possibilita a cada marca ter sua linguagem própria e universo de target atendidos de acordo com suas particularidades.
“O que é realmente interessante neste projeto é o off-line e o online sendo trabalhados juntos, levando a uma maior rentabilidade de todas as estratégias”, pontua, por sua vez, Guto Cappio, presidente da Sunset.
Hoje, 40% dos cadastros na promoção são realizados via celular. Depois do Domingo em Família, a próxima missão da “war room” da J&J terá como foco o monitoramento das execuções da categoria de proteção solar, que em breve voltam à carga na mídia com vistas às vendas no período de verão.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas