Cinco coisas que a Coca-Cola valoriza em um influenciador
Desde a Rio 2016, a marca se notabilizou pelo uso de youtubers em suas campanhas e ações nas redes sociais
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Luiz Gustavo Pacete
3 de fevereiro de 2017 - 8h09
Incluir influenciadores nas estratégias de marcas tornou-se algo usual. No ano passado, em função da Olimpíada, a Coca-Cola notabilizou-se por desenvolver ações em escala com youtubers. Anteriormente, a marca já contava com alguns deles, porém, a Rio 2016 foi um marco quando a empresa escalou criadores de conteúdo de diferentes partes do mundo em uma campanha global.
O homem por trás das mudanças na Coca-Cola
Criada pela Mutato, a ação envolveu uma série de vídeos e recebeu o nome de “Record Breakers”. Nela, influenciadores de vários países se reuniram no Rio de Janeiro para quebrar recordes incomuns. Um dos vídeos traz o youtuber brasileiro Lucas Rangel ao lado dos também youtubers Allie Marie Evans e Hazel Clark.
De acordo com Adriana Knackfuss, diretora de marketing integrado e comunicação da Coca-Cola, a marca estruturou uma estratégia de influenciadores que passou a ser determinante em suas ações digitais. A pedido de Meio & Mensagem, Adriana lista cinco atributos esperados dos influenciadores:
Endosso
O estilo e a essência dos influenciadores devem estar alinhados à marca tanto no que diz respeito ao tipo de mensagem que será passada, quanto aos desdobramentos da relação entre influenciador e empresa.
Relevância
O influenciador precisa ser relevante para o seu público e, naturalmente, ao público definido pela marca. Essa relevância deve se dar tanto em termos de conteúdo como em termos de identificação da audiência.
Cocriação
Passar uma lista de demandas aos influenciadores não faz sentido. Neste caso, criar em conjunto com a marca e respeitando a essência de ambos é fundamental para que a ação dê certo.
Engajamento
A capacidade de engajar as redes, por parte dos influenciadores, é fundamental para que haja êxito nas ações. E do lado das marcas, saber como utilizar esse potencial de engajamento de forma espontânea é importante.
Conexão
A ligação que os influenciadores possuem com seu público é de fundamental importância para que eles consigam produzir ações que façam sentido à mensagem da marca.
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