Com Pedro Sampaio e inteligência artificial, Amazon amplia Prime Day
Entre 16 e 21 de julho acontece a semana de ofertas exclusivas para clientes do Prime e ativações nas redes sociais, OOH e gameficação em Fortnite
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Renan Honorato
1 de julho de 2024 - 15h51
Atualizada às 14:35
Durante seis dias, a Amazon planeja uma série de ativações em games, nas redes e em espaços físicos para promover o Prime Day. Entre os dias 16 e 21 de julho, a 5ª edição do evento de ofertas do e-commerce acontece no Brasil e vai contar com peças publicitárias estreladas por Pedro Sampaio. Em um hit musical inédito, Sampaio vai estampar as versões para televisão e redes sociais da campanha da Amazon. Além disso, a marca está trabalhando com o Google para segmentar e produzir conteúdo phydigital com inteligência artificial.
Nos primeiros anos de Prime Day, as estratégias passavam por poucas variações quando chegavam ao Brasil. Porém, após cinco anos de consolidação da data no calendário dos consumidores, a Amazon resolveu abraçar a brasilidade. Para a diretora de marketing e Prime da Amazon Brasil, Camila Nunes, Pedro Sampaio é uma figura importante para se conectar com a geração Z.
De fato, a Amazon também vai se conectar com a comunidade gamer a partir do mapa criado dentro de Fortnite. Com cupons exclusivos para o público do jogo, os jogadores podem acessar gratuitamente minigames espalhados pelo território do game.
Além da campanha, criada pela AlmapBBDO, no Instagram e TikTok, a marca vai propor uma série de desafios que envolvem a criação de coreografias para o hit e outras formas de engajamento com criadores de conteúdo. Como estratégia de engajamento destinada aos influenciadores selecionados do Programa Amazon Influencers acontece uma gincana virtual de conversão. Nesse formato, os três primeiros colocados que tiverem mais conversões durante o Prime Day 2024, ganharão uma viagem aos Estados Unidos para o Amazon Creator Summit. Outra ação surpresa para os passageiros que voarem pela Azul Linhas Aéreas vai acontecer também na semana de Prime Day.
Uma das principais mudanças no Prime Day deste ano foi a expansão das ofertas para seis dias consecutivos. De acordo com Nunes, essa foi uma evolução natural para melhorar a experiência do consumidor. “O brasileiro adora economizar. Então, essa foi uma ideia racional de dar mais tempo de as pessoas aproveitarem as estratégias e fornecer mais ofertas e promoções disponíveis”, ressalta.
Durante o Prime Day existem tipos diferentes de ofertas: aquelas que duram todos os dias – ou enquanto durarem os estoques – e outras que aparecem diariamente. Dentro da página do evento, a Amazon mostra quais produtos vão entrar nesse último formato de promoção e, no app, os clientes podem seguir essas ofertas para serem notificados na hora H.
A preparação para o Prime Day envolve diversos setores por quase um ano inteiro antes do evento e, nesse processo, equipes negociam algumas ofertas com fornecedores. Ou, em alguns casos, os produtos que entram em desconto passam por uma análise que somatiza interesse de usuários com outros fatores. “Existem regras internas bem rigídas para o que pode ser chamado de oferta de Prime Day”, diz.
Em termos de resultado, o Prime Day já se apresenta como uma das principais datas do e-commerce. Apesar de informações sobre movimentação e faturamento serem sigilosos, em 2023, os dois dias de evento tiveram um crescimento de acessos de 100% em relação à 2022. Nos Estados Unidos, onde a estratégia completa 10 anos, foram 375 milhões de itens vendidos com a economia estimada em mais de US$ 24 bilhões em ofertas e cupons.
Para o evento desse ano, a Amazon firmou uma parceria com a Trakto, plataforma de criação publicitária que faz parte do ecossistema Google de fomento às startups. Em abril, a Trakto passou a oferecer uma plataforma que permite às empresas desenvolverem campanhas em escala usando inteligência artificial. De acordo com o Google Brasil, a Trakto.Studio permite a criação de mil anúncios customizáveis em dez segundos. Com esse parceiro agregado as estratégias do Prime Day a Amazon produzirá conteúdos otimizados e customizados para públicos no OOH e nas redes sociais.
“Com a IA, nós conseguimos fazer um trabalho de mídia hiper contextualizado, digitalizado e em tempo real. Para quem está perto de um parque, conseguimos mostrar um criativo com produtos esportivos, por exemplo. Também vamos fazer uma adequação de linguagem para cada canal digital que usarmos”, explica Nunes. “Estamos expandidos muito nossos esforços de inteligência artificial e, no Prime Day, estamos conseguindo escalar bastante coisa”, acrescenta.
Ainda assim, o trabalho com parceiros e creators se mostra fundamental para o engajamento dos usuários na plataforma. Para as ações nas redes sociais, por exemplo, a Bloguerinha e a Patrícia Ramos são nomes que estarão presentes nessa estratégia. Além disso, nos preparativos para os Prime Day, a Amazon vai realizar um evento no Parque Ibirapuera nessa quinta-feira, 4. Intitulado de Amazon Creator Lab, a empresa vai fornecer equipamentos, estúdio e produtos para que 100 criadores possam produzir os conteúdos parceiros inéditos.
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