Com Stand Up, L’Oréal Paris intensifica educação contra o assédio
Pesquisa da marca com parceria da Ipsos motiva criação de programa desenvolvido em parceria com a ONG internacional Right To Be
Com Stand Up, L’Oréal Paris intensifica educação contra o assédio
BuscarCom Stand Up, L’Oréal Paris intensifica educação contra o assédio
BuscarPesquisa da marca com parceria da Ipsos motiva criação de programa desenvolvido em parceria com a ONG internacional Right To Be
Meio & Mensagem
22 de agosto de 2024 - 6h00
Como resposta a uma pesquisa internacional conduzida pela L’Oréal Paris, em parceria com a Ipsos em 2023 – a qual indica que 85% das mulheres no Brasil já sofreram assédio nas ruas –, a marca lançou um programa de orientação e educação para combater o problema. A iniciativa tem a participação da atriz Taís Araújo.
Desenvolvido em 2020 em parceria com a ONG internacional Right To Be, o projeto Stand UP foi baseado na metodologia dos 5D’s (distrair, delegar, documentar, dirigir-se ao assediador e dialogar). O objetivo da iniciativa é ajudar vítimas e testemunhas a intervirem contra o problema.
Até o momento, mais de três milhões de pessoas foram treinadas em 45 países. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias ministra os treinamentos que são oferecidos de forma gratuita para clientes e parceiros de L’Oréal Paris e para qualquer pessoa que solicite através do site.
L’Oréal Paris considera agosto como o mês de conscientização sobre o assédio nas ruas. Para isso, a marca promove uma campanha na América Latina com foco em serviço.
A partir de um mapeamento detalhado para identificar os espaços públicos com maior incidência de casos de assédio nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a marca apresenta ações digitais e físicas nessas regiões, destacando o conceito #nãodoupassagemproassédio. A ação foi criada pela agência Lema com o objetivo de reforçar a conexão direta com as ruas e incentivar tanto vítimas quanto testemunhas a se posicionarem contra o assédio.
Com base nesses dados, serão enviadas notificações geolocalizadas ao público presente nesses locais, incentivando-o a estar atento ao ambiente e a agir de forma segura. Assim, a expectativa é conscientizar sobre a importância da vigilância e da segurança, ao invés de alarmar um possível perigo. Posteriormente, os destinatários são convidados a participar do treinamento Stand Up.
Com execução da WMcCann, o plano de mídia da Lema conta com totens digitais em abrigos de pontos de ônibus, televisores em metrôs e trens do Rio de Janeiro e São Paulo para chamar a atenção do público, convidando-os a ficarem atentos ao seu entorno e a agir de maneira segura.
Além disso, totens especiais no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, emitirão um sinal sonoro a cada 80 minutos marcando o dado de que pelo menos 80% das mulheres já sofreram assédio.
A pesquisa da L’Oréal Paris com a Ipsos afirma, ainda, que existem equívocos quando são tratados assuntos sobre assédio contra mulheres, especialmente entre pessoas com menos de 35 anos. O relatório revelou que 41% dos homens e 44% das mulheres com idade entre 18 e 35 anos acham que as mulheres, às vezes, são responsáveis por serem assediadas devido às suas atitudes ou aparência.
Além disso, 18% dos homens e 13% das mulheres acreditam que, na maioria das situações, os homens acusados de assédio sexual não têm intenções ruins.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros