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Com Stand Up, L’Oréal Paris intensifica educação contra o assédio

Pesquisa da marca com parceria da Ipsos motiva criação de programa desenvolvido em parceria com a ONG internacional Right To Be


22 de agosto de 2024 - 6h00

L’Oréal Paris intensifica esforços com o programa Stand Up para educar as novas gerações contra o assédio nas ruas (Crédito: Divulgação)

Como resposta a uma pesquisa internacional conduzida pela L’Oréal Paris, em parceria com a Ipsos em 2023 – a qual indica que 85% das mulheres no Brasil já sofreram assédio nas ruas –, a marca lançou um programa de orientação e educação para combater o problema. A iniciativa tem a participação da atriz Taís Araújo.

Desenvolvido em 2020 em parceria com a ONG internacional Right To Be, o projeto Stand UP foi baseado na metodologia dos 5D’s (distrair, delegar, documentar, dirigir-se ao assediador e dialogar). O objetivo da iniciativa é ajudar vítimas e testemunhas a intervirem contra o problema.

Até o momento, mais de três milhões de pessoas foram treinadas em 45 países. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias ministra os treinamentos que são oferecidos de forma gratuita para clientes e parceiros de L’Oréal Paris e para qualquer pessoa que solicite através do site.

Orientação e conscientização

L’Oréal Paris considera agosto como o mês de conscientização sobre o assédio nas ruas. Para isso, a marca promove uma campanha na América Latina com foco em serviço.

A partir de um mapeamento detalhado para identificar os espaços públicos com maior incidência de casos de assédio nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a marca apresenta ações digitais e físicas nessas regiões, destacando o conceito #nãodoupassagemproassédio. A ação foi criada pela agência Lema com o objetivo de reforçar a conexão direta com as ruas e incentivar tanto vítimas quanto testemunhas a se posicionarem contra o assédio.

Com base nesses dados, serão enviadas notificações geolocalizadas ao público presente nesses locais, incentivando-o a estar atento ao ambiente e a agir de forma segura. Assim, a expectativa é conscientizar sobre a importância da vigilância e da segurança, ao invés de alarmar um possível perigo. Posteriormente, os destinatários são convidados a participar do treinamento Stand Up.

Com execução da WMcCann, o plano de mídia da Lema conta com totens digitais em abrigos de pontos de ônibus, televisores em metrôs e trens do Rio de Janeiro e São Paulo para chamar a atenção do público, convidando-os a ficarem atentos ao seu entorno e a agir de maneira segura.

Além disso, totens especiais no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, emitirão um sinal sonoro a cada 80 minutos marcando o dado de que pelo menos 80% das mulheres já sofreram assédio.

Números alarmantes

A pesquisa da L’Oréal Paris com a Ipsos afirma, ainda,  que existem equívocos quando são tratados assuntos sobre assédio contra mulheres, especialmente entre pessoas com menos de 35 anos. O relatório revelou que 41% dos homens e 44% das mulheres com idade entre 18 e 35 anos acham que as mulheres, às vezes, são responsáveis por serem assediadas devido às suas atitudes ou aparência.

Além disso, 18% dos homens e 13% das mulheres acreditam que, na maioria das situações, os homens acusados de assédio sexual não têm intenções ruins.

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