É assim que se escreve

Buscar
Publicidade

Marketing

É assim que se escreve

Com esse slogan, que acompanhou a marca por muito tempo, a Bic, que não é brasileira, ao contrário do que muitos acham, faz 60 anos de Brasil


11 de outubro de 2016 - 12h03

A cada segundo, são vendidas 57 canetas Bic Cristal em todo o mundo

A francesa Bic comemora, ao longo deste ano, 60 anos de presença no Brasil. Mas não tem festa especificamente para celebrar a data. Até porque a marca – de canetas, isqueiros e lâminas – faz campanha o ano todo. Atendida por Y&R (campanhas off-line), Inkuba (ambiente digital) e G&A (relações públicas), a fabricante registra as seis décadas brasileiras de outra forma: este ano, a verba publicitária dobrou de tamanho, segundo o diretor de marketing, Emerson Cação, e estabelece um novo patamar para o investimento no País.

Bic é sinônimo de categoria. “Temos um awareness super alto. Todo mundo acredita que a marca é brasileira”, diz o executivo. O que é desejável para muitas marcas, pode ser, também, um ônus: “Isso é bom e ruim. Bic é super conhecida, mas tem um viés muito tradicional”, explica Cação. Nos últimos cinco anos, para mudar essa imagem, a empresa tem apostado em linguagem mais jovem, com valorização da comunicação digital, atividades com jovens, linguagem diferenciada e, principalmente, variedade. “Temos mais de 50% de participação no mercado. O diferencial é que a caneta (Bic Cristal, que é o carro-chefe) escreve mais de três quilômetros e as concorrentes, menos de um quilômetro. Só que não comunicávamos a caneta Bic”, admite o executivo.

Para modernizar um produto que pode ser considerado icônico, inclusive globalmente (são vendidas 57 canetas Cristal por segundo, em todo o mundo – leia as curiosidades sobre a caneta na ilustração abaixo), a cada ano a empresa tem lançado opções diferentes do modelo, também com ofertas específicas conforme o ponto de venda. “Todos os anos, lançamos um tipo de caneta: com cheiro, curta, fashion, regular. Nos últimos três anos, o mix de itens coloridos e canetas marcadoras, por exemplo, ou lápis de cor, grafite com caneta, ou seja, combinações de segmentos inteiros dentro das linhas Bic”, exemplifica o diretor de marketing.

bicNOVAAo longo do ano, as campanhas acompanham os lançamentos ou reforçam a comunicação da marca (nas três categorias – escrita (canetas e papelaria), chama (isqueiro) e lâmina (barbeadores e depiladores). Essas campanhas podem ser sazonais (início das aulas) ou institucionais (ações na área de educação para incentivar pais e filhos a estudarem juntos; parceria com a Abrinq em que, a cada produto vendido, é feita doação para a entidade; plataforma de educação para vídeos-aula como estímulo a professores da internet etc.).

O desafio no Brasil, atualmente, é que há uma população de quase 30% de brasileiros que não têm acesso regular à caneta (pessoas que não estão na escola ou estão em escolas públicas em que não há disponibilidade de caneta, por exemplo. “Ou seja, tem muito espaço para desenvolver o básico. A maioria das pessoas que está no digital rabisca. Porque qualquer letra digital repete o movimento da letra analógica. O aprender analógico exercita o lado cognitivo do cérebro, gera melhor formação cerebral. Por isso, fazemos canetinhas mais ‘gordas’, para estimular o desenvolvimento da escrita”, diz Cação.

Embora a caneta Bic Cristal seja o produto por excelência da empresa francesa, as categorias chama e lâmina também têm grande participação no mercado: no Brasil, a linha de isqueiros Bic detém 85% de market share. Em lâminas, o executivo não revela os números, mas afirma que a Bic é o segundo maior player do mundo, atrás apenas da líder Gillette, da Procter & Gamble.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas