São Paulo Fashion Week tem recorde de patrocínios
Sem contar apoios, evento tem 19 marcas em sua 41ª edição, oito a mais que a anterior
São Paulo Fashion Week tem recorde de patrocínios
BuscarSão Paulo Fashion Week tem recorde de patrocínios
BuscarSem contar apoios, evento tem 19 marcas em sua 41ª edição, oito a mais que a anterior
Roseani Rocha
19 de abril de 2016 - 8h00
Contrariando o cenário geral da economia, a São Paulo Fashion Week (SPFW) continua em cima do salto quando o assunto é patrocínios. O evento, que receberá investimento de R$ 12,5 milhões, está batendo recordes no número de patrocinadores nesta sua 41ª edição, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de abril, no Pavilhão da Fundação Bienal. No total, são 19 patrocinadores – contra 11 da edição número 40 – além de cinco parceiros institucionais e 11 parceiros de mídia.
Estreiam na principal semana de moda do País a Brasken, American Airlines e a Mercedes-Benz, esta última após “um longo namoro”, na descrição de Paulo Borges, fundador e diretor criativo da SPFW, uma vez que internacionalmente a marca já tinha uma aproximação especial com a moda, mas ainda titubeava para dar esse passo por aqui. Outras marcas estão de volta ao evento, como a Natura, que patrocinou entre 2004 e 2009, Coca-Cola, que costumava associar produtos e desta vez abordará sua campanha institucional, o Visit Florida, MMartan, água de coco Obrigado e a AngloGold Ashanti. Esta última casou sua estratégia com o tema geral do evento “Mãos que valem ouro” e apresentará na SPFW a coleção de joias finalistas da edição 2015 do concurso AuDitions, maior concurso de joias em ouro realizado no País.
O segredo do sucesso para atrair tantas marcas não é nenhum segredo, segundo Paulo Borges: “O que existe é muito trabalho, consistência e credibilidade aliados a muito diálogo, flexibilidade e uma real parceria estratégica para fazer as coisas acontecerem”, diz. Ser um espaço reconhecido de criação e experimentação é o que, de fato, atrai novos parceiros identificados com esses atributos num ambiente de inovação e troca de ideias e oportunidades.
Ativações
De modo geral, as marcas participantes têm buscado a integração entre ações on e off-line, em iniciativas que se multipliquem para o ambiente digital. Maria Paula Fonseca, diretora da unidade global cosmética da Natura, ratifica isso. “Além de atingir um público interessado em moda e associado à beleza, entre especialistas e influenciadores, o evento é uma grande plataforma de conteúdo e por meio digital conseguimos atingir um público muito mais amplo. Tem um poder grande de reverberação”, analisa a executiva. A Natura ativará no evento a marca Aquarela, de maquiagem. Entre as ações haverá debates diários sobre questões quentes do universo da beleza; pocket shows com artistas do programa Natura Musical; experimentação e lançamentos de produtos Aquarela; ações no backstage com maquiadores, estilistas e modelos; e ativações nos banheiros femininos, com maquiadores à disposição de quem quiser retocar o make. Além disso, os produtos Natura (inclusive de outras linhas) estarão à venda na pop up store da SPFW.
Maria Fernanda Pirola, gerente de marketing automóveis da Mercedes-Benz do Brasil, diz enxergar a moda como uma forma de comunicar estilo, tendências e design, sendo este uma das premissas no desenvolvimento dos produtos da marca. “Sendo assim, essa ligação com o universo da moda traduz o DNA da marca em oferecer modelos cada vez mais tecnológicos e sofisticados”, afirma. A Mercedes exporá no evento o GLA 200, SUV compacto que é um dos modelos mais vendidos no País. Algumas unidades deste modelo e do Classe C estarão à disposição de convidados dos estilistas como transporte exclusivo. “Nossa participação no evento é uma das ações de lifestyle da Mercedes-Benz, cujo objetivo é estreitar nosso relacionamento com um público fascinado por moda, design e inovação”, sintetiza Maria Fernanda.
Já a American Airlines, que opera no Brasil há 26 anos, passou por uma série de mudanças no período. Uma das mais recentes, sua nova classe executiva, será divulgada pela primeira vez por meio de um evento no Brasil. “É o evento de moda mais importante de todo cone Sul e uma oportunidade de estar com vários clientes e um público altamente qualificado”, avalia Dilson Verçosa Jr, diretor regional de vendas da American Airlines para a América Latina.
A companhia aérea terá uma poltrona da classe executiva em exposição no estande do Visit Florida, onde também exibirá um vídeo institucional relativo ao serviço, e levará jornalistas e clientes para visitar o espaço.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor