Forbes aponta P&G como celeiro de CEOs
Heinz e PepsiCo também aparecem no estudo da revista cuja premissa é mostrar que as atuais lideranças de grandes empresas são originárias de funções do marketing
Heinz e PepsiCo também aparecem no estudo da revista cuja premissa é mostrar que as atuais lideranças de grandes empresas são originárias de funções do marketing
Luiz Gustavo Pacete
15 de janeiro de 2019 - 6h00
Quais são as empresas que melhor preparam seus profissionais de marketing para tornarem-se líderes? Essa foi uma das perguntas feitas pela Forbes nos Estados Unidos. De acordo com a publicação, o objetivo é mostrar como as grandes companhias desenvolvem seus líderes no C-Level. A pesquisa, feita em parceria com a agência de recrutamento DHR, mostra que, entre as quinze que se destacam, os principais diferenciais são alavancar o marketing como função, operar em mercados altamente competitivos e ter histórico para desenvolver talentos de marketing.
Essas empresas foram classificadas como “go-to”, onde os recrutadores de executivos procuram por talentos por terem mais confiança no treinamento, no conhecimento técnico e na competência dos funcionários. Para entender melhor quais empresas “são excelentes em converter profissionais de marketing em CEOs”, foi realizado um estudo complementar com dados do LinkedIn calculando o percentual de profissionais de marketing egressos dessas empresas que atualmente são CEOs.
A P&G ficou no topo da lista com mais de 20% de todos os CEOs com experiência em marketing identificados em outras empresas. Um dos exemplos é Michelle Gass, atual CEO da Kohl’s, que iniciou sua carreira na P&G e trabalhou na Starbucks, outra empresa que, segundo o levantamento, prepara os profissionais de marketing para se tornarem CEOs. Stewart Stockdale trabalhou na P&G em gerenciamento de marcas e acabou se tornando CMO da Conseco. Patrice Louvet atuou como líder de gestão de marcas da P&G e atualmente é presidente e CEO da Ralph Lauren.
Longevidade dos CMOs nos cargos avança
Outros exemplos de empresas de bens de consumo com essa vocação incluem Jeff Watters, atualmente presidente e CEO da Ainsworth Pet Industries, que trabalhou na Kraft, Heinz e Clorox. Ron Coughlin é o CEO da Petco e ex-CMO da PepsiCo. Trevor Bynum, atualmente CEO da Welch, trabalhou na General Mills em várias funções de marketing. Francis Britchford Allen, atualmente CEO do Boston Market, trabalhou na PepsiCo em vários cargos. Segundo o estudo, “o que é interessante é o número de pessoas que trabalharam para mais de uma dessas empresas durante suas carreiras. Brian Hansberry trabalhou na P&G e Heinz, e atualmente é CEO da Nonni’s Foods”.
As quinze que melhor preparam seus profissionais de marketing par o C-Level
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros