Grandes marcas se mobilizam para ajudar PMEs
Facebook, iFood, McDonald's e Zé Delivery se mobilizam para incentivar e destinar dinheiro para pequenos e médios empreendimentos
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Thaís Monteiro
23 de março de 2020 - 6h00
Diante do cenário de pandemia global e imposições governamentais para que comerciantes fechem suas lojas, bares e restaurantes para evitar aglomerações, os pequenos e médios empreendimentos estão na linha de risco do abalo econômico que o novo coronavírus trará. Ante a isso, o governo federal decidiu suspender os impostos do Simples Nacional e anunciou que considera adiar o pagamento do FGTS por três meses para PMEs. Grandes bancos comunicaram que estão dispostos a prorrogar o pagamento de dívidas de pessoas físicas e pequenas e médias empresas em até dois meses. Para além dessas duas instâncias, grandes empresas também estão se mobilizando para auxiliar as PMEs seja em doações, cursos ou incentivos.
Na linha do incentivo, o Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas, que já trabalha em parceria com micro e pequenos empreendimentos, anunciou que incrementará a base de fornecedores de bairro para atender a vizinhança e locais próximos, evitando que esses percam sua sustentabilidade financeira. Para isso, a empresa está mobilizando equipes da plataforma para treinar os estabelecimentos da forma mais rápida possível e remotamente. Além disso, o Zé Delivery aumentou em 50% o valor pago aos entregadores e parceiros. Diz o app que também está em diálogo com o poder público e demais empresas para levar soluções que minimizem o impacto do momento atual.
E-commerce cresce em meio à pandemia
O McDonald’s decidiu apoiar os empreendimentos disponibilizando aulas de segurança alimentar, higiene e desenvolvimento sustentável online e gratuita para profissionais de PMEs (donos e empregados) que atuam no setor de alimentação. As aulas seguem as diretrizes adotadas pela rede de fast-food. As aulas têm vagas limitadas e as inscrições, início nesta segunda-feira, 23.
“Nossa empresa tem como uma das suas principais responsabilidades usar sua escala para fazer o bem. E, nesse cenário tão desafiador, pensamos em como poderíamos ajudar outras empresas do setor a passar por esse momento. Vimos a grande oportunidade de compartilhar temas que são prioridades em nosso negócio e que podem contribuir muito com pequeno e micro empreendedores nesse momento em que a atenção com a segurança alimentar e higiene foi redobrada. Vamos continuar focando nossos esforços na busca por soluções relevantes e seguiremos acompanhando de perto o dia a dia dos nossos consumidores, colaboradores e setor para contribuir ainda mais”, afirma Rozália Del Gaudio, diretora de comunicação corporativa da divisão brasileira da Arcos Dorados, franqueadora do McDonald’s.
No mesmo segmento, o da alimentação, o iFood anunciou que irá destinar uma quantia de R$ 50 milhões de sua receita para um fundo de assistência a restaurantes focado nos pequenos estabelecimentos locais e antecipará os recebimentos deles sem custo adicional. A expectativa do delivery, com tais iniciativas e outras propostas como uma nova forma de entrega sem contato com o entregador, é injetar até R$600 milhões no mercado brasileiro.
O Facebook também fez uma doação no valor de US$ 100 milhões em dinheiro e créditos de anúncios para 30 mil pequenas empresas em cerca 30 países onde a empresa opera. Além disso, a plataforma lançou uma central online de ferramentas e informações para micro e pequenos empresários denominada Business Resource Hub, ou Central de Recursos para Empresas. Dentre as ferramentas disponibilizadas no hub estão recomendações para os empreendimentos se conectarem aos seus clientes usando o Facebook e Instagram. Da mesma forma, o Google disponibilizou recomendações para PMEs se comunicarem com clientes, com funcionários, mudar campanhas, e dicas e ferramentas para trabalho remoto.“Os micro e pequenos negócios são vitais para as economias em todo o mundo e sabemos que, com as restrições de mobilidade impostas para conter a disseminação do coronavírus, eles serão amplamente afetados. Queremos contribuir para que os pequenos negócios tenham recursos para enfrentar o cenário atual. Continuamos avaliando como podemos apoiar as empresas e as comunidades globais durante esse momento, e vamos comunicar sempre que tivermos alguma novidade”, assegura Conrado Leister, country manager do Facebook no Brasil.
“No meu ponto de vista, o papel das grandes empresas diante desse cenário é o de atuar com a responsabilidade social, ajudando a circular mensagens de educação e conscientização sobre o momento que estamos vivendo e, por fim, buscando colaborar para aliviar a situação que estamos vivendo agora. É importante que as marcas entendam que elas possuem um papel importante na construção de melhores cenários para a sociedade brasileira”, argumenta Azevêdo, do Zé Delivery.
**Crédito da imagem no topo: Rawpixel/Pixabay
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