IAB: 85% dos anunciantes consideram games como anúncio premium
Guia "Mudando o Jogo: Como a Publicidade em Jogos Impulsiona a Performance" traz insights para impulsionar o desempenho das marcas no segmento
IAB: 85% dos anunciantes consideram games como anúncio premium
BuscarIAB: 85% dos anunciantes consideram games como anúncio premium
BuscarGuia "Mudando o Jogo: Como a Publicidade em Jogos Impulsiona a Performance" traz insights para impulsionar o desempenho das marcas no segmento
Meio & Mensagem
16 de agosto de 2024 - 6h10
Com o objetivo de impulsionar o desempenho das marcas no segmento de games, o IAB Brasil apresentou o guia “Mudando o Jogo: Como a Publicidade em Jogos Impulsiona a Performance”, fruto da tradução de um estudo do IAB US, realizado em parceria com a Advertiser Perceptions.
A pesquisa, que entrevistou 300 tomadores de decisão de marketing de marcas e agências, revela que 85% dos anunciantes consideram os games como uma plataforma de anúncios premium e de alta qualidade, essencial para atingir resultados positivos de branding.
Além disso, indica que 86% dos profissionais de marketing acreditam que a publicidade em jogos é cada vez mais importante para suas empresas. Neste sentido, 40% planejam aumentar os investimentos no segmento de games em 2024.
O estudo ainda mostra como a publicidade nos jogos é constante nas estratégias anuais das marcas, visto que 78% dos anunciantes nos Estados Unidos usam publicidade nos jogos ao longo do ano em vez de ativações únicas.
Outra constatação da pesquisa é que os jogos ajudam as marcas a alcançar um público exclusivo por meio de plataformas imersivas e envolventes. Mais de 90% dos respondentes disseram que a publicidade nos jogos ajuda a envolver e interagir com os consumidores certos, onde quer que estejam, com mensagem relevantes.
Além disso, quase 90% dos anunciantes concordam que a publicidade nos jogos impacta positivamente os resultados da marca. Quando utilizada com outros meios de comunicação, 86% dos respondentes afiram que ela amplifica o impacto da campanha global.
Assim como outros formatos de mídia, a publicidade nos jogos é mensurável. Conforme o estudo, 85% dos anunciantes dos Estados Unidos se consideram confiantes sobre sua capacidade de medi-la, sendo que 68% afirmam usar as mesmas métricas para jogos que usam para outras plataformas de mídia.
O estudo indica ainda que a publicidade nos jogos é considerada um canal seguro para a marca, na visão de mais de 90% dos anunciantes. Isso coloca os jogos como segundo meio de comunicação mais seguro para as marcas, atrás apenas de áudio digital, que engloba streaming de música e podcasts.
A publicidade em jogos vem amadurecendo nos últimos anos. Segundo a pesquisa, deixou de ser parte da pesquisa e desenvolvimento, e da experimentação das marcas, ocupando espaço nos planos e orçamentos de mídia. O estudo revela que 91% dos anunciantes usam um orçamento específico para jogos ou dispositivos, ou pagam pelos jogos com o orçamento geral de mídia.
Atualmente, os anunciantes estão divididos quanto ao fato de os jogos serem um formato de mídia ou um canal próprio, sendo que 49% deles já consideram os games como um canal próprio. E esses 49% investem mais em publicidade de jogos, planejam gastar mais e usam, em média, mais tipos de formatos de anúncios em games. Os anunciantes que consideram a publicidade em jogos uma vantagem para seu próprio canal afirmam que ela oferece experiências imersivas, públicos únicos, escala e ROI.
A pesquisa indica que para 79% dos anunciantes a publicidade em jogos é fácil
e descomplicada de comprar, porém, que ainda é insuficiente em comparação com outras mídias digitais.
A publicidade nos jogos não é somente fácil e descomplicada de comprar, de acordo com o estudo, mais de dois terços dos anunciantes a classificam como “excelente” ou “boa” na entrega de resultados de negócios em todas as fases da jornada de compra, em especial nas fases de conhecimento e consideração.
Com relação a awareness, a publicidade em jogos aumenta o reconhecimento de marca ao abraçar públicos únicos e específicos em experiências de games. Já em relação à pesquisa e consideração, a publicidade nos jogos atrai atenção e engajamento em comparação com outras mídias digitais.
A pesquisa também revela que a publicidade nos games impulsiona as compras e conversões, ficando apenas atrás das mídias sociais como excelentes nisso. Por fim, segundo o estudo, 75% dos anunciantes classificam os jogos como excelentes/bons para impulsionar a favorabilidade da marca, e 65% como excelentes/bons no fornecimento de ROI/ROAS.
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados