Marketing

Como e por que a Seara está apostando nos games e eSports?

Tannia Fukuda, diretora de marketing da marca, revela os objetivos da marca por trás desse investimento

i 14 de outubro de 2025 - 7h04

Seara games

Uma das iniciativas da Seara nos games foi transformar uma airfryer em um console que rodava o jogo Doom durante a Gamescom Latam (Crédito: Divulgação)

A Seara anunciou recentemente o patrocínio à G3X FC, equipe de fut7 do Omelete, fundada e presidida pelo streamer Gaules, na Kings League Brasil. O acordo abrange o split que começou neste mês e irá até o final do ano, com a exposição da marca no uniforme do time, nas transmissões da liga no canal do Gaules e em conteúdos exclusivos nas redes sociais do G3X FC e do próprio Gaules, desenvolvidos pela Druid Creative Gaming.

Tannia Fukuda, diretora de marketing da Seara, explica que entrada da marca no território gamer em 2025 é fruto de um trabalho estruturado da marca que começou há sete anos visando entender os “passion points” de seus consumidores.

No início, o trabalho identificou duas grandes paixões: os esportes e a música. No entanto, o ecossistema gamer começou a entrar nessa história assim que a marca identificou uma comunidade em crescimento e com grande potencial de consumo, além de uma intersecção clara entre a comunidade gamer e a comunidade de esportes, o que deu origem ao interesse da marca pela Kings League.

A parceria entre a G3X FC e a Seara nasceu após a marca criar um squad gamer que incluía Gaules. “Começamos um trabalho com o Gaules. Ele se aproximou muito da nossa marca e conversamos com ele quais eram as ambições da marca e tudo mais. E foi ele quem justamente nos apresentou a Kings League e falou sobre a G3X FC”, revela Tannia.

Patrocínio à Gamescom

Por ser uma marca não-endêmica, ou seja, não naturalmente associada ao ecossistema dos games, a Seara, para entrar nesse segmento, rodou uma pesquisa de mercado com a qual obteve uma surpresa positiva em relação à aceitação da marca pelo público gamer, com muitos até questionando a ausência da Seara anteriormente nesse território.

“O que percebemos é que eles estavam extremamente abertos. Inclusive, eles falavam que em vários momentos das competições, eles querem parar para fazer o breakzinho e é importante dar esse break com a comida,” revelou a diretora de marketing.

O primeiro grande teste da Seara no segmento foi com o patrocínio à Gamescom Latam, evento de games viabilizado pela sociedade entre a Omelete & Co e a Koelnmesse, junto à Associação Alemã da Indústria de Jogos, que aconteceu no início do ano.

No evento, para promover sua recém-lançada airfryer, a Seara aproveitou uma trend nas redes sociais, onde gamers tentam rodar o jogo Doom em aparelhos como termômetros digitais, para criar uma ativação onde os visitantes podiam jogar o game diretamente das suas airfryers, enquanto os produtos eram preparados. Aquele com a melhor performance levou para casa a airfryer.

A marca também levou um cardápio especial para a Gamescom, que incluiu as “almôndegas do Doom“, que faziam referência ao vilão do jogo eletrônico, o Cacodemon, devido ao seu formato que lembra o de uma almôndega.

Depois da ação na Gamescom, a Seara também patrocinou a Stranger Things: The Experience, no Rio de Janeiro, onde montou um quiosque promovendo uma degustação dos seguintes produtos: Mini Hot Dog Coreano, Pipoquinha de Frango, Bolinho de Carne com Barbecue e Chicken Supreme.

O resultado dessas ações superou as expectativas da Seara que, além de ser reconhecida pelo Omelete como a marca não-endêmica mais lembrada do evento, também recebeu os prêmios Effie Awards e MMA Smarties por suas iniciativas.

Mira em um, acerta em vários

A estratégia da Seara ao entrar no território dos games visava, inicialmente e principalmente, alcançar a geração mais nova. No entanto, Tannia ressalta que a marca percebeu que o engajamento e a aceitação ocorreram em todas as gerações. “Por estratégia, sim, era para entrar numa geração mais nova, mas começamos a perceber essa aceitação de todas as gerações. Isso tem sido muito gratificante, porque não estava a princípio previsto”, reforça a diretora.

Para medir a eficácia de suas ações nesse ecossistema, a Seara acompanha a repercussão, a quantidade e o sentimento das conversas sobre a marca, principalmente nas redes sociais. Além de medir o volume de conversas e usuários únicos, a marca monitora a conversão, para tentar entender a disposição do público em adquirir e consumir seus produtos.

Um termômetro dessa aceitação é possível ser percebido nesses eventos onde além de patrocinar a marca atua como uma operação de vendas nas praças de alimentação. Tannia diz que em todos os eventos e festivais  que a Seara atua, ela tem registrado um volume de vendas alto. “Percebemos cada vez mais os jovens buscando os nossos produtos com uma super abertura para o consumo”, complementa.

Futuro nos games

Com relação ao futuro da estratégia da Seara nos games, Tannia revela que há grandes iniciativas encaminhadas neste sentido, iniciativas estas que têm relação com a edição especial de produtos lançados recentemente pela marca em parceria com a Netflix baseada na série Stranger Things. “Estamos aproveitando o boom que vai ser esse lançamento de Stranger Things na última temporada no Brasil e no mundo para trazer ativações super inéditas”, adianta Tannia.

Além disso, a marca já confirmou presença em dois grandes eventos de games previstos para acontecer entre o final deste ano e o início de 2026: a CCXP e a Campus Party.