Como e por que a Seara está apostando nos games e eSports?
Tannia Fukuda, diretora de marketing da marca, revela os objetivos da marca por trás desse investimento

Uma das iniciativas da Seara nos games foi transformar uma airfryer em um console que rodava o jogo Doom durante a Gamescom Latam (Crédito: Divulgação)
A Seara anunciou recentemente o patrocínio à G3X FC, equipe de fut7 do Omelete, fundada e presidida pelo streamer Gaules, na Kings League Brasil. O acordo abrange o split que começou neste mês e irá até o final do ano, com a exposição da marca no uniforme do time, nas transmissões da liga no canal do Gaules e em conteúdos exclusivos nas redes sociais do G3X FC e do próprio Gaules, desenvolvidos pela Druid Creative Gaming.
Tannia Fukuda, diretora de marketing da Seara, explica que entrada da marca no território gamer em 2025 é fruto de um trabalho estruturado da marca que começou há sete anos visando entender os “passion points” de seus consumidores.
No início, o trabalho identificou duas grandes paixões: os esportes e a música. No entanto, o ecossistema gamer começou a entrar nessa história assim que a marca identificou uma comunidade em crescimento e com grande potencial de consumo, além de uma intersecção clara entre a comunidade gamer e a comunidade de esportes, o que deu origem ao interesse da marca pela Kings League.
A parceria entre a G3X FC e a Seara nasceu após a marca criar um squad gamer que incluía Gaules. “Começamos um trabalho com o Gaules. Ele se aproximou muito da nossa marca e conversamos com ele quais eram as ambições da marca e tudo mais. E foi ele quem justamente nos apresentou a Kings League e falou sobre a G3X FC”, revela Tannia.
Patrocínio à Gamescom
Por ser uma marca não-endêmica, ou seja, não naturalmente associada ao ecossistema dos games, a Seara, para entrar nesse segmento, rodou uma pesquisa de mercado com a qual obteve uma surpresa positiva em relação à aceitação da marca pelo público gamer, com muitos até questionando a ausência da Seara anteriormente nesse território.
“O que percebemos é que eles estavam extremamente abertos. Inclusive, eles falavam que em vários momentos das competições, eles querem parar para fazer o breakzinho e é importante dar esse break com a comida,” revelou a diretora de marketing.
O primeiro grande teste da Seara no segmento foi com o patrocínio à Gamescom Latam, evento de games viabilizado pela sociedade entre a Omelete & Co e a Koelnmesse, junto à Associação Alemã da Indústria de Jogos, que aconteceu no início do ano.
No evento, para promover sua recém-lançada airfryer, a Seara aproveitou uma trend nas redes sociais, onde gamers tentam rodar o jogo Doom em aparelhos como termômetros digitais, para criar uma ativação onde os visitantes podiam jogar o game diretamente das suas airfryers, enquanto os produtos eram preparados. Aquele com a melhor performance levou para casa a airfryer.
A marca também levou um cardápio especial para a Gamescom, que incluiu as “almôndegas do Doom“, que faziam referência ao vilão do jogo eletrônico, o Cacodemon, devido ao seu formato que lembra o de uma almôndega.
Depois da ação na Gamescom, a Seara também patrocinou a Stranger Things: The Experience, no Rio de Janeiro, onde montou um quiosque promovendo uma degustação dos seguintes produtos: Mini Hot Dog Coreano, Pipoquinha de Frango, Bolinho de Carne com Barbecue e Chicken Supreme.
O resultado dessas ações superou as expectativas da Seara que, além de ser reconhecida pelo Omelete como a marca não-endêmica mais lembrada do evento, também recebeu os prêmios Effie Awards e MMA Smarties por suas iniciativas.
Mira em um, acerta em vários
A estratégia da Seara ao entrar no território dos games visava, inicialmente e principalmente, alcançar a geração mais nova. No entanto, Tannia ressalta que a marca percebeu que o engajamento e a aceitação ocorreram em todas as gerações. “Por estratégia, sim, era para entrar numa geração mais nova, mas começamos a perceber essa aceitação de todas as gerações. Isso tem sido muito gratificante, porque não estava a princípio previsto”, reforça a diretora.
Para medir a eficácia de suas ações nesse ecossistema, a Seara acompanha a repercussão, a quantidade e o sentimento das conversas sobre a marca, principalmente nas redes sociais. Além de medir o volume de conversas e usuários únicos, a marca monitora a conversão, para tentar entender a disposição do público em adquirir e consumir seus produtos.
Um termômetro dessa aceitação é possível ser percebido nesses eventos onde além de patrocinar a marca atua como uma operação de vendas nas praças de alimentação. Tannia diz que em todos os eventos e festivais que a Seara atua, ela tem registrado um volume de vendas alto. “Percebemos cada vez mais os jovens buscando os nossos produtos com uma super abertura para o consumo”, complementa.
Futuro nos games
Com relação ao futuro da estratégia da Seara nos games, Tannia revela que há grandes iniciativas encaminhadas neste sentido, iniciativas estas que têm relação com a edição especial de produtos lançados recentemente pela marca em parceria com a Netflix baseada na série Stranger Things. “Estamos aproveitando o boom que vai ser esse lançamento de Stranger Things na última temporada no Brasil e no mundo para trazer ativações super inéditas”, adianta Tannia.
Além disso, a marca já confirmou presença em dois grandes eventos de games previstos para acontecer entre o final deste ano e o início de 2026: a CCXP e a Campus Party.