Lu do Magalu e fan fest: os planos da Amstel para final da Libertadores
Parceira da Conmebol desde 2017, cerveja promove ações para os torcedores de Atlético Mineiro e Botafogo, e leva personagem da varejista para o jogo
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Valeria Contado
29 de novembro de 2024 - 13h29
Marcada para este sábado, 30, no estádio Monumental Nuñes, a final da Conmebol Libertadores está mobilizando torcedores, especialmente dos finalistas Atlético Mineiro e Botafogo, e marcas.
Uma dessas é a Amstel, que é patrocinadora dos torneios da entidade esportiva que representa a América do Sul desde 2017, e que será a responsável por iniciativas que visam a se conectar com os fãs de esporte no Brasil – em Minas Gerais e Rio de Janeiro – e na Argentina, local onde acontece o jogo.
Duas fan fests serão as protagonistas das iniciativas da marca que ficarão em solo nacional. Em Belo Horizonte, a iniciativa acontece em parceria com a VOE no Parque Municipal Juscelino Kubitschek e espera receber mais de três mil pessoas.
Já na capital fluminense, o estádio Nilton Santos, do Botafogo, será o responsável por receber cerca de 30 mil fãs. Em ambos os casos, quem estiver presente nos locais poderá acompanhar a partida e shows.
Na Argentina, a cerveja oficial da Libertadores espera receber 47 mil brasileiros, além de ser uma das patrocinadoras da Embaixada do Atlético in loco. Além disso, por ser um produto regional, a marca contará com influenciadores de toda a América Latina para a criação de conteúdo sobre a final.
“Conseguimos trabalhar outros mercados e trazer um ângulo positivo e essa conexão. Não gosto muito de paralelos, mas fazemos com Amstel o que a Heineken (ambas as marcas pertencem ao Grupo Heineken) faz com Champions League, respeitando as especificidades do mercado latino”, afirma João Victor Guedes dos Santos, diretor de marketing da Amstel.
Outro plano da Amstel para ativar a plataforma do futebol é o investimento em conteúdo. A cervejaria tem uma estratégia de conteúdo próprio que visa trabalhar os principais assuntos que estão acontecendo.
Para isso, a marca conta com a parceria da Live, que ajuda a entender o timing e os assuntos do momento. Segundo o diretor, isso gerou para Amstel um ecossistema de conteúdo que vem gerando resultados no digital.
Além disso, durante todos os campeonatos, alguns criadores de conteúdo ajudaram no desenvolvimento de uma comunicação que se conectesse com os torcedores. O jornalista esportivo Mauro Beting é um deles. Ele comanda o podcast Torcida Ganha Jogo, que contou com seis episódios falando sobre futebol e história, e mais dois que serão divulgados com foco nesta final.
No aspecto de influência, nomes como Luana Maluf e Ale Xavier, do Passa a Bola; Fernanda Gentil, Diogo Defante, Carter e uma parceria com a CazéTV são os responsáveis por amplificar as mensagens da marca.
Para essa ocasião, especialmente, a Amstel também contará com a Lu, influenciadora virtual do Magalu, para protagonizar uma campanha que tem como foco celebrar a competição. Para isso, a marca do grupo Heineken levará a personalidade para assistir à final da Libertadores tomando uma Amstel.
Segundo Guedes, a parceria com a Magalu é uma forma de celebrar tanto o futebol, quanto a Black Friday, que acontece nessa sexta-feira, 29, quando o verão e toda essa ocasião festiva.
“A Lu é uma figura pública e está sendo uma embaixadora da ocasião. É um momento de celebração e ela conecta todos esses pontos. Ela assistirá a final da Libertadores tomando a Amstel gelada e isso ajudará na conversão de Magalu. Conectamos várias pontas”, diz.
A Amstel é patrocinadora oficial da Libertadores masculina, Sulamericana e Recopa desde 2017, e há dois anos da Libertadores feminina. Para 2025, além desses patrocínios, a marca estará no Brasileirão, com patrocínio às transmissões na Record.
Para a cervejaria, o esporte é uma forma de se conectar com o público e também uma plataforma de propósito, que reflete o posicionamento e o DNA da marca e do grupo. “Desde 2017 esses campeonatos vêm ganhando mais importância para a marca. Agora com a Libertadores feminina, queremos que ganhe mais protagonismo”, avalia o diretor.
Segundo o executivo, a intenção é que a competição feminina represente mais espaço na comunicação da marca daqui para frente. Para a edição 2024, a apresentadora Fernanda Gentil foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdo sobre o tema.
“Temos a ambição de ter metade da nossa liderança feminina, e isso se manifesta em tudo o que fazemos. A Libertadores feminina vai seguir o mesmo caminho. Estamos nessa jornada, fico feliz de ver as jogadoras abraçando a marca”, diz o executivo se referindo ao fato de as jogadoras do Corinthians, atuais campeãs da competição, terem interagido com a marca durante a comemoração do título.
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