Make You: novo modelo para chegar a novos públicos

Buscar

Make You: novo modelo para chegar a novos públicos

Buscar
Publicidade

Marketing

Make You: novo modelo para chegar a novos públicos

Andre van Dijk, CEO da empresa, comenta reestruturação, que muda remuneração dos prestadores de serviço no app e experiência das usuárias


14 de setembro de 2020 - 10h32

João Hannud, Andre van Djik e Erich Progin, sócios da Make You (Crédito: Divulgação)

Um app por meio do qual as pessoas (principalmente as mulheres) pudessem contratar serviços de beleza em que um profissional autônomo fosse até sua residência é a proposta principal da Make You, criada em 2016.  Inicialmente, no entanto, a empresa tinha como público-alvo não quaisquer pessoas, mas aquelas com alto poder aquisitivo. Isso porque a ideia do negócio surgiu quando João Hannud observava a irmã Lolita – estilista no mercado de luxo – ser atendida por esse tipo de serviço em casa. Depois, vieram outros sócios: Erich Progin e Andre van Dijk, atual CEO da companhia.

Clientes agora podem escolher o profissional que desejam para atendê-las (Crédito: Divulgação)

É ele quem conta que a partir desta semana haverá novidades tanto para as clientes quanto aos prestadores de serviços inscritos na plataforma.  Antes, o preço era determinado pelo app e, agora, isso é feito pelos profissionais que, em vez de receberem da plataforma uma comissão por cada serviço prestado – o que é o usual do mercado – passam a pagar apenas uma taxa mensal de R$ 9,90.

Já as clientes, que ao solicitar um serviço eram atendidas de forma randômica – num sistema parecido o do Uber – agora podem escolher o/a profissional que desejam. Estes terão perfis, com informações curriculares, fotos, posts, o que a Make You chama de “mescla de Pinterest, Instagram e LinkedIn”. Ao agendar atendimento, as clientes também pagarão uma taxa fixa dependendo do tipo de serviço (cabelo, maquiagem, depilação, massagem, sobrancelha, manicure e pedicure).

Profissionais, que têm perfil na plataforma, passam a pagar assinatura mensal em vez de comissão por cada serviço (Crédito: Divulgação)

“Começamos em bairros nobres da capital paulista, depois fomos para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, saindo de oito para 400 profissionais em quatro anos na nossa base”, destaca Andre. No atual cenário de mercado, impactado pela pandemia e em que mais de 15 mil salões de beleza fecharam e mais de 45 mil profissionais perderam emprego o executivo vê oportunidade para expandir a plataforma a novos públicos. Embora considere popularizar mais a Make You, ressalta que a entrada de profissionais na plataforma continuará passando por curadoria da equipe do app. “Nosso foco é ser uma plataforma ao profissional de beleza; no futuro, também um software para pequenos e médios salões, e para a cliente facilitamos o processo de contratação desses serviços e a descoberta de novos profissionais”, comenta o CEO.

Além do marketing focado em uma landing page, a empresa explora ads, SEO e inbound marketing. Já para chegar à consumidora final, faz ações com influenciadoras, além de dialogar com a base de 70 mil cadastradas (15% das quais ativas).

A empresa, que tem parceria com o Beleza na Web para a venda de produtos, acredita ser possível ampliar essa frente de negócios. E não descarta mesmo ter algum grande grupo de beleza como investidor.  Mesmo antes disso, com base apenas no ritmo atual, em que anda com as próprias pernas, a Make You planeja quintuplicar a base de profissionais em um ano. E em três, elevar em dez vezes o faturamento e lançar uma linha própria de produtos. No ano seguinte, projeta ter uma universidade corporativa, pois a formação profissional é apontada por ele como uma carência do setor e, finalmente, daqui a cinco anos, planeja se lançar ao mercado internacional.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas