Como se aproximar das novas gerações, segundo a Trope
Trope e Instituto Z traçam recomendações e tendências para que marcas se conectem com a Geração Z e Alpha a partir de insights de eventos como Vidcon e Cannes Lions
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Meio & Mensagem
15 de agosto de 2024 - 11h58
Nos últimos anos, a Geração Z tem sido um grupo potencial para marcas. Grandes eventos globais, como a Vidcon e o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, tem dado visibilidade à comunicação das marcas com o grupo.
Hoje, anunciantes encaram o desafio de conversar com uma geração fragmentada em micro comunidades online. Ou seja, são grupos de pessoas que compartilham interesses em comum. Segundo a consultoria Trope, isso dá a geração o senso de pertencimento.
Daí, surge a necessidade da conexão. Mais da metade dos painéis realizados na Vidcon abordaram o conceito. O mesmo pôde ser visto em 55% dos cases vencedores do Cannes Lions. Ao todo, mais de 200 palestras abordaram os tópicos de conexão e comunidade.
As microcomunidades abraçam, ainda, palavras chave como conteúdos de nicho, interatividade e pertencimento. Um exemplo de nicho são os games. O report traz dados de informações abordadas durante o Cannes Lions, que mostram que 40% da população mundial é gamer.
O Roblox ilustra como a geração Alpha tem explorado novos espaços para se expressar. No game, o grupo participa de missas e giras online, por exemplo.
O Instituto Z, braço de pesquisa da Trope, foi uma auxiliadora no mapeamento de conversas sobre as gerações Z e Alpha, bem como da creator economy, que aconteceram nos eventos. O dowload Vidcon e Cannes Lions traz uma análise do contextos e dos agentes que despertam mudanças de comportamentos dos consumidores tanto no on-line, quanto no presencial.
A natividade digital proporciona peculiaridades. O conteúdo de humor é um atrativo para as novas gerações. O estudo “Relação da Geração Z com Memes”, da Trope em parceria com o Saquinho de Lixo, indica que 80% da geração Z brasileira acredita que os memes facilitam a conexão entre pessoas.
Mas, ainda que 80% das pessoas sejam mais propensas a comprar novamente de uma marca que utiliza humor em suas comunicações, 95% os líderes da empresa têm medo de usar o artifício em sua comunicação. É o que aponta o The Hapiness Report, da Oracle Fusion Cloud Costumer Experience e Greatchen Rubin.
O levantamento da Trope destaca também a representatividade, o que gera mais identificação com a marca, bem como autenticidade – que é capaz de destacar uma marca entre as novas gerações.
Entre as recomendações para conquistar a geração Z e Alpha na prática estão a inclusão de diversidade para estar a par com a característica da multiplicidade; a filtragem por grupos de interesse e não apenas por recorte demográfico; além da transparência com os consumidores. De acordo com a Trope, a revelação de processo gera mais conexão, marcas humanas e vulneráveis.
Além disso, é preciso incluir a geração Z na tomada de decisão; ser multitarefas trazendo a conexão entre a realidade e o virtual; abraçar a imperfeição.
O alerta é que, não é apenas estar em todo lugar a todo tempo, há um destaque para a importância de se fazer presente entre as novas gerações com consistência em canais chave. Mais do que um plano de marketing, anunciantes devem abraçar as estratégias como uma decisão de negócios.
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